Cerimônia acontecerá durante a próxima temporada
O San Jose Sharks vai aposentar o número 19, usado por Joe Thornton. A equipe anunciou, nesta quarta-feira (17), que a cerimônia acontecerá em uma data não definida durante a próxima temporada.
“Foi uma honra e um privilégio jogar na National Hockey League por 24 temporadas”, disse Thornton. “Mas quando vim para San Jose, senti como se estivesse realmente em casa. Me apaixonei pela região e pelas pessoas, e tive os melhores anos da minha carreira usando o brasão dos Sharks. Estou emocionado pelo reconhecimento, que é um reflexo de todas as grandes equipes que tivemos em San Jose durante meu tempo lá”.
Thornton ficou com os Sharks por 15 temporadas e foi o capitão por quatro. Ele é o líder em assistências do time (804), enquanto ocupa o segundo lugar em pontos (1.055) e o terceiro em jogos disputados (1.104).
O canadense de 44 anos é o segundo jogador dos Sharks a ter seu número aposentado, juntando-se a Patrick Marleau, que vestia a camisa 12.
“Jumbo foi o melhor craque de sua geração e me sinto sortudo por ter jogado com e contra ele”, disse o atual general manager e ex-jogador do Sharks, Mike Grier. “No gelo, seu tamanho, força e QI tornavam-no impossível de defender, mas fora do gelo ele era o companheiro de equipe mais atencioso e generoso que já tive. Ele é um jogador e uma pessoa especial e merece muito esta homenagem”.
Thornton jogou pela última vez em 2021-22 e anunciou sua aposentadoria da NHL em outubro. Selecionado pelo Boston Bruins como a primeira escolha geral no Draft de 1997, o central possui um histórico de 1.539 pontos (430 gols e 1.109 assistências) em 1.714 partidas. Além dos Bruins e dos Sharks, também passou pelo Toronto Maple Leafs e Florida Panthers, onde terminou sua carreira.
(Foto: NHL.com)