Início da partida é adiado em quase uma hora devido ao tempo ruim em Toronto; no rinque, Detroit vence de virada por 4 a 2
O Detroit Red Wings visitou o Toronto Maple Leafs neste domingo (14), em partida que teve que ser atrasada em cerca de uma hora. O mau tempo na região quase impediu o time visitante de pousar em Ontário. Vencido o primeiro obstáculo, os Red Wings foram para o rinque e levaram a melhor: de virada, ganharam por 4 a 2 e chegaram ao sexto jogo consecutivo pontuando. “Grande vitória. As últimas 24 horas foram incríveis”, comemorou o técnico Derek Lalonde, referindo-se, também, à vitória sobre o Los Angeles Kings, por 5 a 3, no sábado (13), em casa.
Apesar do contratempo na viagem, os Red Wings se mostraram em boa forma e fizeram jogo de igual para igual desde o primeiro período. Apesar de chances mais claras, o time visitante não marcou e o placar seguiu zerado até a segunda etapa, quando os anfitriões, em menos de um minuto, saíram na frente com Pontus Holmberg, desviando chute de Morgan Rielly.
Após alguns dias afastado do elenco, Ilya Samsonov voltou ao gol dos Maple Leafs, depois de “lutar muito”, nas palavras do técnico Sheldon Keefe. O goleiro russo vinha fazendo uma boa partida até ser pego de surpresa e mal se mexer no chute cruzado de Dylan Larkin, que empatou para Detroit.
Falha do goleiro à parte, os Maple Leafs voltaram à frente minutos antes do período terminar, em boa jogada coletiva com lançamento em profundidade de Jake McCabe, passe de Mitch Marner e conclusão de Tyler Bertuzzi, ex-Red Wings. James Reimer chegou a defender, mas Marner não desperdiçou o rebote.
Em vantagem e após tomar controle da partida, Toronto voltou para definir o jogo no terceiro período. O que encontrou, no entanto, foi um Detroit muito bem armado ofensiva e defensivamente, com os atacantes ajudando na cobertura e neutralizando as ofensivas adversárias.
Foi assim que saiu mais um gol de empate, após bloqueio em chute de Rielly e passe de Alex DeBrincat para Daniel Sprong, que avançou sozinho e, no mano a mano, fintou Samsonov para fazer 2 a 2. O goleiro voltou a ser criticado pela falta de mobilidade no lance.
A virada dos Red Wings veio nos minutos finais, ironicamente quando os Maple Leafs estavam bem compostos na defesa após permitir um contra-ataque. Andrew Copp arriscou o chute e garantiu o 3 a 2.
O quarto e último gol de Detroit veio na rede vazia, com Lucas Raymond: 4 a 2, placar final.
“Quando tudo está contra a gente, lutamos”, disse o capitão Dylan Larkin. “Ir para o terceiro período perdendo por 2 a 1 nos motivou. Tudo tem estado contra a gente desde o jogo de ontem, então, pensamos, ‘por que não ir lá e virar esse jogo?'”
Assim como Samsonov, o goleiro dos Red Wings, James Reimer, não era titular desde dezembro. Para Larkin, sua atuação foi fundamental na vitória. “Reimer voltou e foi incrível. Melhor jogo dele na temporada. Sei que é especial para ele jogar nesta arena e nossos goleiros vêm bem”, afirmou. Reimer jogou por Toronto de 2010 a 2016.
Se Detroit festejava o seu goleiro, os Maple Leafs precisavam defender o seu. “Ele fez grandes defesas”, disse Marner. Um dos lances mais celebrados foi quando Samsonov se esforçou para pegar um rebote de JT Compher.
Mesmo com o apoio da torcida, que chegou a cantar o seu nome, Samsonov teve atuação questionável em dois dos três gols sofridos e saiu do jogo com porcentagem de defesas de 0,87.
É o sexto jogo consecutivo em que os Red Wings pontuam. Com 49 pontos, o time pulou para quarto lugar na Divisão do Atlântico. A baixa da noite foi Patrick Kane, que deixou o jogo machucado ainda no primeiro período e não retornou. Seu estado de saúde ainda não foi atualizado.
Os Maple Leafs seguem estagnados em terceiro, também no Atlântico, com 50 pontos e agora veem Detroit mais perto. Apesar da derrota, Marner atingiu uma marca importante: seu gol foi também seu 600º ponto na NHL.
Nesta terça-feira (16), os Maple Leafs vão a Edmonton enfrentar os Oilers. Na quarta-feira (17), os Red Wings visitam o Florida Panthers.
A rodada de domingo (14) teve apenas mais uma partida: em casa, o New York Rangers bateu o Washington Capitals por 2 a 1 e, após quatro derrotas consecutivas, fez as pazes com a vitória.
Foto: Reprodução/X/Twitter/Detroit Red Wings