Apesar da marca, capitães são discretos em noite de Malkin e Karlsson; Pittsburgh abre 2 a 0, vê Washington empatar, mas ganha por 4 a 2
O Pittsburgh Penguins venceu o Washington Capitals por 4 a 2, nesta sexta-feira (8), em DC. O jogo foi marcado por uma singela efeméride: o 70º confronto de Sidney Crosby e Alexander Ovechkin. Os capitães, no entanto, foram discretos. Evgeni Malkin e Erik Karlsson foram os dois grandes nomes da vitória dos Pens. “Estou orgulhoso dos caras. (Venceram) Contra um time que vem jogando muito bem”, disse o técnico Mike Sullivan, de Pittsburgh.
Karlsson foi o destaque no primeiro período: com apenas sete minutos de jogo, o placar era de 2 a 0 para Pittsburgh, dois gols com participação direta do defensor sueco. Ele marcou o primeiro e deu a assistência para Michael Bunting marcar o segundo, depois dos dois tabelarem na armação do contra-ataque.
Os Capitals diminuíram ainda na primeira etapa, com Rasmus Sandin acertando um belo chute cruzado, sem chances para o goleiro Joel Blomqvist.
Uma das principais armas de Washington no jogo, o contra-ataque rápido funcionou no segundo período. Após um turn-over, Jakub Vrana arrancou sozinho e deu o passe para Andrew Mangiapane, já na cara do gol, para fazer 2 a 2.
“Foi um dos nossos períodos mais completos”, comentou Sullivan, sobre a atuação de Pittsburgh na etapa final.
Malkin, que teve participação decisiva no primeiro gol, com um belo passe para Karlsson, definiu a vitória de Pittsburgh, finalizando grande jogada individual de Bryan Rust, 3 a 2.
O quarto gol, de Noel Acciari, veio já na rede vazia.
Equilibrado, o jogo teve grande atuação dos goleiros, especialmente de Blomqvist. O guarda-redes de Pittsburgh foi escolhido pelos próprios colegas como destaque da partida. “Bom trabalho no terceiro período”, disse o sueco, agradecendo o trabalho da defesa, que ajudou a segurar o placar.
Foi a sexta vitória dos Penguins em 16 jogos. O time é o sexto na Divisão Metropolitana com 14 pontos, quatro a menos que os Capitals, em terceiro lugar no mesmo grupo.
Washington visita o St. Louis Blues neste sábado (9). Na segunda-feira (11), Pittsburgh recebe o Dallas Stars.
Sidney Crosby e Alexander Ovechkin são tratados publicamente como rivais desde sua temporada de calouro, em 2005. O russo foi a primeira escolha geral de 2004, selecionado por Washington, e o canadense, a primeira geral de 2005, por Pittsburgh. Hoje, ambos são capitães de seus times.
O encontro desta sexta foi o 70º entre os dois. São 20 temporadas de embates. “É divertido. Ele é um grande jogador, um desafio para o nosso time”, comentou Ovechkin. “Jogar na mesma divisão que ele e ver o que ele está fazendo, buscando o recorde de maior goleador, é demais!”, elogiou Crosby.
No confronto direto, Crosby tem 41 vitórias contra 29 de Ovechkin. O capitão dos Penguins soma 91 pontos e o dos Capitals, 67.
Nos prêmios individuais, o russo leva a melhor: foi o calouro do ano em 2006 e conquistou três MVPs contra dois do canadense. Ovechkin tem nove Maurice “Rocket” Richard Trophies, dado ao goleador de temporada, e Crosby tem dois. Mas o atacante de Pittsburgh foi Art Ross em duas ocasiões e o de Washington, em apenas uma — troféu de artilheiro do ano, somando gols e assistências.
Nesta noite, no entanto, ambos tiveram participação discreta. Crosby teve uma assistência, no gol de Karlsson, e Ovechkin não pontuou.
Outros resultados da rodada
Detroit Red Wings 1 @ 3 Toronto Maple Leafs
Minnesota Wild 5 @ 2 Anaheim Ducks
Vegas Golden Knights 3 @ 4 Seattle Kraken