Jogando em casa, New York chega a abrir 3 a 0; Florida é preciso, marca seis gols seguidos e lidera Divisão do Atlântico
Atual campeão da Stanley Cup e brigando pela liderança da liga, os Panthers tomaram um susto neste sábado (26), em visita ao New York Islanders: ainda no primeiro período, os Cats viram os Isles abrir 3 a 0. No entanto, com seis gols seguidos, os visitantes viraram o jogo e venceram por 6 a 3. “Os Islanders estavam bem, estavam ligados, mas conseguimos correr atrás, o que é algo bem difícil de se fazer”, exaltou o técnico Paul Maurice, que, recentemente, estendeu seu contrato com os Panthers.
Com pouco mais de dez minutos de jogo, os Islanders já haviam marcado três gols e dominavam o jogo com a parcial de 3 a 0: o primeiro saiu com menos de dois minutos, com Dennis Cholowski arriscando um chute direto da linha azul. O goleiro Spencer Knight, cuja escalação foi confirmada neste sábado, teve a visão prejudicada pela quantidade de gente em sua frente.
De rebote, Kyle Palmieri ampliou, em mais uma infelicidade de Knight — o arqueiro perdeu o equilíbrio e caiu para dentro do gol. Desmarcado, Brock Nelson fez o terceiro, também de rebote, e apesar de um certo equilíbrio, o jogo parecia se desenhar a favor dos Islanders.
Mas a reação dos Panthers começou poucos minutos depois, ainda no primeiro período. Em vacilo da defesa de New York, Sam Reinhart recebeu sozinho após um turnover e diminuiu a vantagem dos anfitriões para 3 a 1.
Daí para frente, o jogo mudou e Florida contou com a eficiência da defesa e a precisão do ataque: o time nem teve tanta profundidade, foram “apenas” 28 chutes a gol, mas a pontaria estava afiada. O empate veio no segundo período: Tkachuk, após turnover forçado e muita pressão na crease de Semyon Varlamov, e Mackie Samoskevich, em contra-ataque rápido e excelente jogada individual foram os responsáveis.
No terceiro período, Sam Bennett, desviando chute de Tkachuk com a perna, virou para os Cats. A revisão em vídeo confirmou que o atacante não teve intenção de chutar o puck e o gol foi válido. O próprio Tkachuk, em power play, fez o quinto e sacramentou a vitória de Florida.
O sexto, já na rede vazia, foi marcado por Gustav Forsling, que chutou da própria linha de fundo. O disco cruzou o gelo e entrou no gol de New York, fechando a conta em 6 a 3. Os Panthers tinham um homem a menos e estavam sob pressão.
O jogo foi especial para Samoskevich: o golaço no terceiro período foi também o seu primeiro na NHL. “Tirei uns mil quilos das costas”, disse o jogador.
Patrick Roy, técnico dos Islanders, foi questionado o que causou a virada após um bom primeiro período. “Nada mudou. Sabíamos que o jogo duraria os 60 minutos e, vamos lá, esses caras ganharam a Stanley Cup. Eles sabem como vencer”, respondeu o head coach.
Com 6-3-1, os Panthers têm 13 pontos e lideram a Divisão do Atlântico. O time visita o Buffalo Sabres nesta segunda (28) e, na sexta-feira (1), estará na Finlândia para dois jogos da NHL Global series contra o Dallas Stars. Os Islanders estão 3-3-2, em quinto lugar na Divisão Metropolitana, e recebem o Anaheim Ducks na terça-feira (29).
A NHL teve 14 jogos na rodada deste sábado. Apenas quatro times não entraram no rinque: Colorado Avalanche, Edmonton Oilers, New Jersey Devils e Ottawa Senators. Destaque para o Winnipeg Jets que chegou à oitava vitória, contra o Calgary Flames, e segue invicto na temporada. Os Sharks, por outro lado, perderam do Vegas Golden Knights e seguem sem vencer.
Resultados da rodada
Detroit Red Wings 3 @ 5 Buffalo Sabres
Minnesota Wild 5 @ 7 Philadelphia Flyers
Utah Hockey Club 2 @ 3 Los Angeles Kings
Toronto Maple Leafs 3 @ 4 Boston Bruins
St. Louis Blues 2 @ 5 Montreal Canadiens
Washington Capitals 0 @ 3 Tampa Bay Lightning
Anaheim Ducks 1 @ 2 New York Rangers
Winnipeg Jets 5 @ 3 Calgary Flames
Columbus Blue Jackets 3 @ 4 Nashville Predators
Chicago Blackhawks 2 @ 4 Dallas Stars
Pittsburgh Penguins 3 @ 4 Vancouver Canucks
San Jose Sharks 3 @ 7 Vegas Golden Knights
Carolina Hurricanes 4 @ 1 Seattle Kraken