NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
1 de julho de 2023 - 19h07

Mike Babcock é o novo técnico do Columbus Blue Jackets

Treinador estava fora da NHL desde 2019, quando foi demitido pelo Toronto Maple Leafs. Currículo inclui uma Stanley Cup pelo Detroit Red Wings

O Columbus Blue Jackets anunciou, neste sábado (1), a contratação do técnico Mike Babcock. Ele estava afastado da NHL desde 2019, quando foi demitido pelo Toronto Maple Leafs. Em seu período longe da liga, Babcock treinou, de forma voluntária, os times universitários de Vermont e de Saskatchewan. Em 2022, após pedir demissão, o head coach chegou a anunciar sua aposentadoria. “Estamos convencidos de que temos o melhor técnico”, disse Jarmo Kekalainen, gerente geral dos Blue Jackets.

Babcock chega a Columbus para substituir Brad Larsen, demitido após o time ficar fora dos playoffs. “Estou feliz em voltar”, afirmou, fazendo elogios ao elenco. “Tem muitos garotos. Os Blue Jackets estão selecionando bem nos Drafts. Agora temos que maximizar o potencial deles.”

Em sua apresentação, o técnico de 60 anos de idade garantiu que mudou um pouco os seus métodos e melhorou sua comunicação com o elenco. “Eu sou um cara direto, honesto, efusivo, trabalhador. Mas a mensagem que a gente passa e a mensagem que é recebida nem sempre é a mesma”, explicou. “Então, às vezes, você fala com um jogador jovem, acha que se entenderam e depois fica sabendo que ele disse ao seu assistente ‘Babs está bravo comigo.'”

Segundo o treinador veterano, foi sua filha, Alexandra, que o ajudou a perceber que às vezes é necessário ser menos energético em suas falas. “Ela sempre me diz ‘Pai, não é o que você diz, é o seu tom.'”

Mas a influência familiar vai além de mudar sua retórica. Babcock disse que foi a experiência ao lado do filho, Michael III, que o fez repensar a aposentadoria. Ele fez parte da comissão técnica do Ottawa Senators e recebeu conselhos do pai durante o trabalho. “Eu não estaria aqui se meu filho não tivesse ido para Ottawa. Comecei a ir aos jogos, falar com ele sobre o que estavam fazendo, o que fariam em seguida.”

Currículo vencedor

Para justificar a contratação, Kekalainen disse que “as conquistas de Babcock” falam por ele.

Babcock estreou como técnico na NHL em 2002, pelo Mighty Ducks of Anaheim, após experiências treinando equipes universitárias, juvenis e o Cincinnati Mighty Ducks, filiado de Anaheim na American Hockey Legue. Em sua primeira temporada com a equipe californiana, Babcock levou o time à final da Stanley Cup, perdendo para o New Jersey Devils.

Em 2005, ele assinou com o Detroit Red Wings e levou o time à Stanley Cup de 2008, vencendo o Pittsburgh Penguins na decisão. Babcock chegou à sua terceira final já em 2009, desta vez perdendo para os mesmos Penguins.

Backbock também treinou a Seleção Canadense, com quem venceu o Campeonato Mundial em 2004 e conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e 2014.

Foto: NHL.com

instagram