Center tem uma lesão na parte superior do corpo, mas Berube reforçou que não há relação com o histórico de contusões no pulso do atacante
Nesta sexta-feira (8), o Toronto Maple Leafs anunciou que moveu o atacante Auston Matthews para a lista de lesionados (IR). O head coach Craig Berube reportou que seu capitão será avaliado diariamente. Contudo, ele não enfrentará o Detroit Red Wings na noite desta sexta-feira (8), da mesma forma que é certo que ele não jogará também no sábado (9), no clássico contra o Montreal Canadiens.
Ele deve retornar ao gelo antes dos Leafs enfrentarem o Ottawa Senators, em casa, na terça-feira (12). Berube frisou que, por mais que a lesão venha sendo persistente, não há relação alguma com a contusão no pulso sofrida pelo atacante durante a temporada 2020-21. Na época, ele teve de passar por cirurgia.
Matthews vivia um começo tanto quanto devagar neste início de temporada. Em 13 jogos, o atacante anotou 11 pontos (cinco gols e seis assistências), números considerados abaixo da média quando comparados com a temporada passada. Na ocasião, ele terminou com seu recorde pessoal de 69 gols, que lhe rendeu o seu terceiro prêmio Rocket Richard, entregue ao artilheiro da temporada na NHL.
A equipe como um todo vem sofrendo com a produção ofensiva. A vitória na última terça-feira (5) por 4 a 0 em cima do Boston Bruins deu um alívio especialmente para o power play da franquia. Antes desse jogo, a unidade amargava a última colocação em toda NHL, com apenas 7,9% de eficiência ofensiva.
A princípio, durante a ausência de Matthews, Max Domi, que geralmente atua na terceira linha, vai substituir o capitão, jogando ao lado de Mitch Marner e Matthews Knies.
Como movimento adicional, a equipe promoveu o retorno de Connor Dewar. O atacante estava na lista de lesões de longo tempo na AHL, recuperando-se de uma cirurgia realizada na offseason.
Vale ressaltar ainda que Matthews perdeu somente um jogo em toda a temporada passada, por conta de uma gripe. Assim, foi sua melhor marca desde a campanha de calouro em 2016-17, quando atuou em todas as 82 partidas. Devido a lesão atual, ele deve perder pelo menos três compromissos.
Os Maple Leafs, sem o seu capitão, têm um recorde de 35-19-2 na temporada regular, além de dois jogos nos playoffs. Por mais que tenha números razoáveis sem o atacante de 27 anos, a equipe, realmente, precisa da sua estrela, e em sua melhor forma, para que almeje voos altos nos próximos meses.