Atacante finlandês foi deixado de fora de partida contra o Philadelphia Flyers; jogador afirma que decisão o pegou de surpresa
No último domingo (19), o Columbus Blue Jackets visitou o Philadelphia Flyers e perdeu por 5 a 2. Mas, mais que a derrota, o jogo chamou atenção pela ausência de Patrik Laine. O atacante finlandês acabou sendo healthy scratched, ou seja, foi cortado do elenco e não foi formalmente inscrito para o jogo. A decisão, segundo o jogador, o pegou de surpresa. “Ao longo de minha carreira, foi a coisa mais vergonhosa que já me aconteceu”, desabafou ao repórter Aaron Portzline, de The Athletic.
Pascal Vincent, técnico dos Blue Jackets, disse que cortou Laine porque o jogador precisa “arejar a cabeça.” Nos últimos jogos, o treinador e o atacante parecem ter entrado em rota de colisão. Uma das estrelas do time, o finlandês teve poucos minutos de gelo nos últimos jogos e amargou longos períodos de banco.
“Não fiquei feliz. Eles sabem disso. É assim mesmo”, afirmou Laine, que acabou colocando a situação em panos quentes. “O que foi feito, foi feito. Passou.”
O atacante deve ser reintegrado ao elenco para jogo desta quarta-feira (22), em casa, contra o Chicago Blackhawks. Laine tem nove jogos, dois gols e uma assistência na temporada.
No jargão do hóquei, “scratch” é um jogador que, por algum problema de saúde ou coisa do gênero, não pode participar de uma partida específica. Sua situação não é grave o suficiente para que ele seja afastado e colocado na lista de lesionados.
“Healthy scratch” acabou se tornando um termo derivado para quando o jogador, mesmo saudável, não é inscrito em um jogo. Para uma partida de hóquei, o time deve inscrever 18 patinadores e dois goleiros. Assim, caso haja atletas a mais no elenco, eles deve ser cortados (“healthy scratched”) e não podem nem mesmo vestir uniformes.
Como os healthy scratches, muitas vezes, são decididos no vestiário, é comum que o jogador continue no rinque e assista ao jogo presencialmente.
Foto: NHL