Dando show, Vegas Golden Knights vence Florida Panthers por 9 a 3 e fecha a decisão em 4 a 1, levando título inédito da NHL
Em apenas seu sexto ano de existência, o Vegas Golden Knights é o campeão da temporada 2022-2023 da NHL, levando pela primeira vez na história a tão sonhada Stanley Cup. Numa partida onde dominou o Florida Panthers do começo ao fim, a equipe goleou o adversário por 9 a 3, fechando a série decisiva em 4 a 1 nesta terça-feira (13), para a festa dos fãs na T-Mobile Arena e por toda a cidade.
Liderando a decisão por 3 a 1 após duas vitórias na Flórida, os Golden Knights queriam fechar a série diante dos seus apaixonados fãs, que cravaram o maior público da história na T-Mobile Arena, com 19.056 presentes. E os comandados de Bruce Cassidy, que ganha seu primeiro título como treinador principal na NHL, começaram a todo vapor, pressionando os Panthers desde o primeiro minuto.
Mas os visitantes, que entraram no gelo sem Matthew Tkachuk, lesionado, seguravam o ataque do time da casa, se apoiando em boas defesas de Sergei Bobrovsky. Até que aos 11 minutos, com os Panthers no power play, Mark Stone roubou o puck na zona neutra e partiu um contra um no goleiro de Florida e com muita qualidade e paciência, abriu o marcador para Vegas.
O gol balançou os Panthers que viram a desvantagem aumentar logo depois. Nicolas Hague pegou o puck que sobrou na linha azul, invadiu a zona ofensiva, bateu Bobrovsky, fazendo 2 a 0 para os Golden Knights, placar que se manteve até o fim do primeiro período.
O segundo período começou com os Panthers buscando uma improvável reação. E ela ganhou força logo aos dois minutos, quando Aaron Ekblad aproveitou o tráfego na frente de Adin Hill e marcou o primeiro do time da Flórida, calando, momentaneamente, a T-Mobile Arena. O gol sofrido ligou o sinal de alerta de Vegas, que se impôs de uma forma avassaladora por todo o resto do período, abrindo o caminho para a vitória e o título.
Aos dez, Alec Martinez recebu passe de Jack Eichel e fez 3 a 1 para Vegas. O defensor, que foi campeão com os Kings em 2014, voltava a marcar em um jogo decisivo da final da Stanley Cup após nove anos. O massacre seguiu e menos de dois minutos depois, William Karlsson, com um passe sensacional de backhand, achou Reilly Smith que deixou o seu, ampliando a vantagem no placar para 4 a 1.
E ainda deu tempo para a vitória virar goleada. Faltando menos de três minutos pro fim do período, Chandler Stephenson e Brett Howden fizeram uma linda troca de passes e o disco chegou em Stone, que marcou seu segundo gol no jogo, fazendo 5 a 1 Vegas. E para coroar um período praticamente perfeito, Michael Amadio finalizou duas vezes para bater Bobrovsky e o relógio, fechando o placar parcial em incríveis 6 a 1.
Com a partida decidida, o terceiro período foi uma contagem regressiva para o fim do jogo e o começo da festa. Aos oito, Ivan Barbashev, campeão com os Blues em 2019, marcou o seu na goleada. Os Panthers chegaram a ensaiar uma recuperação com gols de Sam Reinhart e Sam Bennett, mas com o empty net dos visitantes, Stone, capitão dos Golden Knights, pode fechar seu hat trick empurrando o puck para o gol vazio, fazendo 8 a 3. Com o banco já celebrando, Nicolas Roy ainda teve tempo para deixar o seu, fechando o placar do jogo decisivo em 9 a 3.
Com 25 pontos (13 gols e 12 assistências) em 22 jogos nos playoffs, Jonathan Marchessault levou o troféu Conn Smythe, dado ao melhor jogador da pós-temporada. Com a apresentação de Gary Bettman, comissário da NHL, Stone recebeu o tão esperado troféu de Lord Stanley e a festa explodiu na arena. A Stanley Cup foi passando de mão em mão, começando pelos atletas que chegaram em Vegas há seis anos atrás, fazendo parte do elenco desde o seu início, como Marchessault, Smith, Karlsson e Bryan McNabb.
O título vem atender a uma promessa do dono da franquia, Bill Foley, que em entrevista antes do início da primeira temporada do time, em 2017, cravou que a equipe seria campeã após seis anos. Com o hat trick, Stone é o primeiro jogador a marcar três gols em uma partida que fechou a série decisiva após 101 anos. Os seis anos de espera do título colocam a franquia atrás apenas do Edmonton Oilers, que esperou cinco anos para levantar o troféu após o ingresso na NHL. E para fechar os feitos inéditos, é o primeiro título da cidade de Las Vegas nas quatro principais ligas norte-americanas. Festa de Vegas e fim de temporada 22-23 da NHL!
Confira os melhores momentos da goleada dos Golden Knights sobre os Panthers, que deu o título para a equipe!