NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
18 de junho de 2023 - 17h06

Golden Knights celebram título da Stanley Cup nas ruas de Las Vegas

Comemoração aconteceu neste sábado, na Las Vegas Strip, avenida principal da cidade, e teve homenagem às vítimas do tiroteio de 2017

Neste sábado (17), mantendo a tradição dos campeões de ligas americanas, o elenco do Vegas Golden Knights realizou uma grande parada nas ruas de Las Vegas para comemorar o título da Stanley Cup, conquistada na última terça-feira (13) após vitórias sobre o Florida Panthers. O desfile foi até a T-Mobile Arena, ginásio do time, na Las Vegas Strip, avenida principal do condado, onde se concentra a maioria dos grandes hotéis e cassinos, já em Paradise, município vizinho. “É um dia incrível para mim e para os meus colegas”, disse o capitão Mark Stone. “Estamos aproveitando cada momento.”

Cercado por torcedores, o time fez um grande passeio em carros abertos pelas principais vias da região metropolitana, impulsionado pelo lema “Vegas Uknighted”, um trocadilho com o nome da equipe e a palavra “united.”

Bem ao estilo “Las Vegas”, cidade famosa pelas luzes e por toda a extravagância, a festa, que começou à tarde e se estendeu pela noite, teve muito papel dourado picado, música alta, adereços luminosos e, claro, cerveja e champanhe. Animadores fantasiados, como bailarinas em roupas coloridas e dançarinos vestidos de cavaleiros medievais, reforçavam o tom carnavalesco da comemoração.

Protagonistas dos festejos, os atletas não tinham muito a declarar. “Melhor coisa do mundo. Não cansa”, gritou Nick Hague. “Nem sei onde colocar as mãos agora”, sorriu Adin Hill, segurando uma garrafa da bebida patrocinadora do evento. “Vocês estão aqui desde o primeiro dia. Vocês são demais”, disse um visivelmente alterado William Karlsson, em discurso para a torcida presente.

Também falando ao público, o técnico Bruce Cassidy puxou o coro de “Back-to-back” (“bi-campeonato”, em tradução livre), revelando os planos da franquia para 2023-24.

Bill Foley, dono do time, já havia indicado a ambição na sexta-feira (16). “Não vamos parar por aqui”, afirmou, lembrando uma brincadeira que fez com Karlsson, quando o atacante assinou um contrato de oito anos com o time, em 2019. “Disse a ele que esperava pelo menos três Stanley Cups nesse período.”

A ressaca da festa ainda nem bateu, mas os fãs já elaboraram slogan para a busca pelo bi-campeonato: “A Stanley Cup fica em Vegas”, uma brincadeira com a frase “O que acontece em Vegas fica em Vegas”, há décadas usada para associar a cidade com extravagâncias que as pessoas não fariam em outros locais e a garantia de privacidade que só Las Vegas permite.

Homenagem às vítimas do Route 91 Harvest

Palco da festa, a avenida Las Vegas Strip foi cenário de um crime bárbaro em 2017. Em 1 de outubro, durante o Route 91 Harvest, festival de música country em Paradise, um homem, da janela de um hotel próximo, abriu fogo contra a multidão, deixando, a princípio, 58 mortos e mais de 800 feridos. Ele tirou a própria vida após o genocídio.

Fundado naquele mesmo ano, os Golden Knights realizaram o primeiro jogo em casa no dia 10, apenas nove dias após o massacre. Na ocasião, o time abriu a partida com uma homenagem às vítimas, estendendo um banner com o lema “Vegas Strong” e o nome das então 58 pessoas vitimadas no incidente. A franquia também aposentou a camisa 58. Entre 2019 e 2020, o número de vítimas subiu para 60, com mais duas pessoas que estavam internadas vindo a óbito, e o banner foi atualizado.

Na comemoração do título da Stanley Cup, neste sábado (17), o banner foi trazido para o exterior da arena.

Além das homenagens, um forte esquema de segurança foi necessário, para prevenir novos ataques na região. Os hotéis ao longo de Leas Vegas Strip foram revistados e até mesmo os hóspedes  tiveram bagagens e quartos verificados.

Em um curto documentário para o jornal The Washington Post, a jornalista Alexa Ard explicou o papel social do esporte e como a euforia com os Golden Knights vem sendo importante na superação do evento traumático. “Uma simbiose vitoriosa de quão longe o time e a cidade chegaram”, destacou.

Fotos: NHL.com

instagram