Jogando em Toronto, Tampa Bay domina primeiro período, administra a vantagem e vence por 7 a 3. 'Viramos a chave', diz Ross Colton
Pelo segundo ano consecutivo, Toronto Maple Leafs e Tampa Bay Lightning se encontram na primeira rodada dos playoffs. Assim como em 2022, os Maple Leafs têm mando de gelo, com a vantagem de abrir e, eventualmente, fechar a série em casa. Por enquanto, as coincidências param por aí. Se na pós-temporada passada, os Leafs começaram com o pé direito e ganharam o jogo 1 por 5 a 0, nesta terça-feira (18) foi a vez do Lightning golear. Os visitantes venceram a primeira partida do duelo por 7 a 3.
Fulminante no primeiro período, Tampa Bay precisou de menos de dois minutos para inaugurar o placar, em bela jogada individual de Corey Perry, que interceptou uma saída errada de Toronto. O veterano parou no goleiro Ilya Samsonov, mas Pierre-Edouard Bellemare aproveitou o rebote e marcou 1 a 0. Foram os dois primeiros chutes a gol do jogo, antecipando o que aconteceria na sequência.
Com seu jogo típico, que já rendeu três finais de Stanley Cup e dois campeonatos, o Lightning encaixou contra-ataques rápidos e passos precisos. A etapa inicial, que começou com 1 a 0 terminou em 3 a 0 para os visitantes. Anthony Cirelli e Nikita Kucherov a apenas quatro segundos para a sirene soar ampliaram para Tampa Bay. Em comum nos três gols, Samsonov cedeu rebotes.
Daí para frente, o Lightning basicamente administrou a vantagem e fez bom-uso dos contra-ataques, além dos vacilos dos Maple Leafs e a facilidade em penetrar na crease adversária, seja pelos slots ou pelo meio. Toronto anota dois gols (Ryan O’Reilly e William Nylander) e encosta no marcador? Tampa Bay responde com mais três (Brayden Point duas vezes e Perry), abre 6 a 2 e, praticamente, sacramenta a vitória.
Curiosamente, os cinco gols marcados no segundo período foram em power plays. Um deles foi originado da cotovelada de Michael Bunting em Erik Cernak. Mais cedo, Cernak havia cometido falta em Bunting, gerando o PP que deu origem ao primeiro gol dos Maple Leafs. É possível que o golpe do atacante de Toronto tenha sido uma resposta, mas ele acabou exagerando na dose, acertou a cabeça do adversário e foi expulso da partida.
Obedecendo o protocolo de concussão da liga, Cernak não voltou para o gelo. Foi o segundo desfalque de peso para o Lightning no período, que já havia perdido Victor Hedman.
Bunting deverá ser advertido pelo comitê de segurança da NHL nesta quarta-feira (19) e há expectativa de que seja suspenso. O técnico Sheldon Keefe, dos Maple Leafs, acredita que a cotovelada não foi intencional. “Para mim, ele estava apenas tentando ganhar espaço”, explicou.
Superior na partida, até então, Tampa Bay diminuiu o ritmo na etapa final e contou com um bom trabalho da defesa para segurar Toronto. Ian Cole, Darren Raddysh e Mikhail Sergachev deram conta do recado.
O período ainda teve um gol para cada lado. Ross Colton ampliou para o Lightning e Calle Jarnkrok deixou o dele, mas não foi suficiente para dar início a uma reação.
“Havia expectativa que voltássemos a jogar como gostamos de jogar, então falávamos muito em ‘virar a chave.’ Uma hora tínhamos que parar de ficar apenas falando e virar de vez”, disse Colton, sobre as performances na temporada regular. O atacante afirmou que o time está comprometido em repetir a atuação desta noite pelo restante da série.
Do lado de Toronto, Samsonov evitou maiores explicações. “Vou melhorar. Não joguei nada hoje”, lamentou o goleiro, que sofreu seis gols e foi substituído por Joseph Woll para o terceiro período.
Na série de 2022, embora tenha largado na frente com uma goleada de 5 a 0, os Maple Leafs acabaram derrotados por 4 jogos a 3. Para Keefe, essa deve ser a motivação do time para a sequência. “É da natureza dos playoffs”, afirmou. “Cabe a nós reagir.”
Lightning e Maple Leafs dão sequência à revanche nesta quinta-feira (20), ainda em Toronto.
Foto: NHL.com