Todos os times da NHL entram no rinque nesta terça-feira; vitória de Tampa Bay sobre New Jersey se destaca pelo placar elástico de 8 a 5
A NHL teve um Face-off Frenzy nesta terça-feira (22), termo cunhado pela ESPN americana para o dia em que os 32 times jogam. Entre as 16 partidas, destacou-se a vitória do Tampa Bay Lightning sobre o New Jersey Devils, em Nova Jersey, por 8 a 5. “Não ficamos felizes com o jogo de ontem (derrota por 5 a 2 para os Maple Leafs, na segunda, dia 22), então, o foco era começar bem, voltar ao nosso estilo de jogo”, afirmou Anthony Cirelli.
E o time de fato começou bem, dominando o primeiro período, conforme analisou o técnico Jon Cooper. Mas foram os Devils que abriram o placar, com Jack Hughes, que recebeu sozinho e encarou o goleiro Jonas Johansson no mano a mano.
Mas o power play respondeu rápido, conforme o próprio Cooper notou, e Brayden Point igualou, fechando em 1 a 1 a etapa, que teve o goleiro Jake Allen, de New Jersey, como grande destaque.
Ironicamente, o segundo período seria muito mais equilibrado, mas o Lightning acabou abrindo larga vantagem. Timo Meier ainda voltou a colocar os Devils em vantagem, mas pelos dez minutos seguintes os Bolts marcaram cinco gols, dois de Victor Hedman e três de Brandon Hagel, que anotou um hat trick natural — jargão que se refere a três gols em sequência.
“Ele merece. Sempre dá um jeito”, disse Cooper. “Ele é inacreditável! Veja a forma como ele marca os gols, como ele arma as jogadas, como ele recompõe a defesa”, exclamou Cirelli.
Meier também se rendeu à performance do Lightning no segundo período. “Não é nada bom quando te superam e te tiram do jogo desse jeito.”
Johansson também teve boa atuação e garantiu a liderança dos Bolts ao longo do segundo período.
Perdendo por 6 a 2, New Jersey reduziu o prejuízo no começo da última etapa, com dois gols nos primeiros cinco minutos — Nathan Bastian e, mais uma vez, Meier, desta vez em power play.
No entanto, segundos depois, foi a vez de Tampa Bay conseguir um novo power play e converter com Jake Guentzel, chutando da saída de um face-off. O sétimo gol praticamente fechou a conta.
Ainda deu tempo de J.J. Moser marcar o oitavo do Lightning de um modo pouco comum: em power play para os Devils, o defensor recebeu o puck e chutou direto, de seu campo de defesa. Allen deixou a trave para aparar o disco, pois acreditava que seria isolado e passaria a linha de fundo, mas o puck acabou ricocheteando na borda e entrando no gol.
8 a 4 e vitória praticamente definida.
Os Devils ainda forçaram uma reação e chegaram ao quinto gol com Stefan Noesen, em mais um power play, mas foi só. Placar final: 8 a 5.
“Quando eles tinham o disco, faziam um monte de jogadas e nos deixavam perdidos defensivamente”, o técnico Sheldon Keefe, de New Jersey, tantou explicar a derrota.
Os Devils estão 5-3-1 na temporada e visitam o Detroit Red Wings nesta quinta-feira (24).
Também na quinta-feira (24), o Lightning volta para casa e recebe o Minnesota Wild. O time tem quatro vitórias e duas derrotas até aqui.
Para além do jogo de 13 gols entre Lightning e Devils, o Face-off Frenzy teve outros destaques: o Winnipeg Jets passou pelo St. Louis Blues e se mantém o único invicto na temporada, o Detroit Red Wings bateu o New York Islanders e se tornou apenas o 14º time na história ao vencer um jogo dando menos de 12 chutes e o Nashville Predators conquistou sua primeira vitória no ano, contra o Boston Bruins.
No total, a liga registrou 98 gols em 16 jogos.
Outros resultados da rodada
Washington Capitals 4 @ 1 Philadelphia Flyers
Minnesota Wild 5 @ 1 Florida Panthers
Dallas Stars 2 @ 4 Buffalo Sabres
New York Rangers 7 @ 2 Montreal Canadiens
Toronto Maple Leafs 2 @ 6 Columbus Blue Jackets
Detroit Red Wings 1 @ 0 New York Islanders
Winnipeg Jets 3 @ 2 St. Louis Blues
Vancouver Canucks 6 @ 3 Chicago Blackhawks
Colorado Avalanche 3 @ 2 Seattle Kraken
Boston Bruins 0 @ 4 Nashville Predators
Carolina Hurricanes 3 @ 2 Edmonton Oilers
Ottawa Senators 4 @ 0 Utah Hockey Club
Pittsburgh Penguins 3 @ 4 Calgary Flames
San Jose Sharks 1 @ 3 Anaheim Ducks
Los Angeles Kings 1 @ 6 Vegas Golden Knights