Apesar de não haver data para retorno, diretoria acredita que o capitão retorne ainda esta temporada; jogador não joga desde o último dia 28
Neste domingo (19), Jonathan Toews revelou que ainda sofre com sintomas de Covid-19, a chamada “Covid longa”, e volta a desfalcar o Chicago Blackhawks por tempo indeterminado. Sua condição é agravada pela doença autoimune que o atleta enfrenta desde meados de 2020, cujos detalhes nunca foram tornados públicos. Toews não joga desde 28 de janeiro, derrota por 7 a 3 para o Edmonton Oilers. “Estou concentrado em minha saúde”, resumiu. Apesar do quadro, a diretoria do time acredita na possibilidade de um retorno ainda esta temporada.
Toews revelou, em setembro de 2021, que um exame antiviral apontou que ele havia sido acometido pela Covid-19 “em algum momento.” Embora o tom do comunicado dê a entender que o jogador passou assintomático pela doença, seu pronunciamento neste fim de semana indica que eventuais sequelas vinham atrapalhando seu desempenho.
Embora haja um entendimento médico a respeito dos efeitos prolongados da Covid-19, o tempo de duração dos sintomas varia de pessoa para pessoa, podendo se estender por dias, semanas ou até anos, mesmo após o paciente estar devidamente curado.
“Quero agradecer aos fãs e todos que se mostraram preocupados com minha ausência”, escreveu Toews, em seu pronunciamento. “Tem sido muito difícil jogar com esses sintomas. Nas últimas semanas, chegou a um ponto em que não tive escolha a não ser tirar o pé e me concentrar em melhorar. Agradeço pela paciência dos colegas de time, comissão técnica e de toda a organização Blackhawks.”
Aos 34 anos de idade, Toews disputou 46 partidas em 2022-23, com 14 gols e 14 assistências. Seu último gol foi marcado justamente na derrota para os Oilers.
No entanto, Kyle Davidson, gerente geral da equipe, não descarta ter o jogador de volta ainda este ano. “Todos sabemos que têm sido difícil para ele. Sentimos sua falta e queremos tê-lo de volta. Mas até lá, vamos trabalhar com ele e dar todo apoio no que precisar para ter certeza que ele estará bem, forte e em posição que possa voltar ao gelo”, disse. “Vamos avaliar diariamente, mas esperamos que volte a jogar ainda nesta reta final.”
Durante a offseason, Davidson chegou a questionar o papel de Toews no momento de “reconstrução” pelo qual os Blackhawks estão passando. Posteriormente, o próprio jogador se mostrou insatisfeito com o planejamento da franquia.
Sua ausência recente, somada aos constantes rumores sobre uma possível troca de Patrick Kane, levanta questões a respeito da continuidade do capitão no time, sobretudo com a proximidade do trade deadline. Luke Richardson, técnico de Chicago, se recusou a abordar o assunto. “Não estamos pensando nisso agora”, desconversou. “Estamos tentando ajudá-lo a melhorar. O restante é secundário.”
Terceira escolha geral no Draft de 2006, pelos próprios Blackhawks, Toews foi nomeado capitão do time em 2008, aos 20 anos de idade, tornando-se o jogador mais jovem a assumir o posto na história da franquia. Ele nunca defendeu outra equipe em sua carreira profissional.
Foto: NHL.com