NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
13 de abril de 2023 - 22h04

Chicago Blackhawks não vai renovar com Jonathan Toews

Capitão do time por 15 anos, atacante se torna agente livre no fim da temporada. 'Será para sempre um Blackhawk', diz GM Kyle Davidson

O Chicago Blackhawks anunciou nesta quinta-feira (13) que não estenderá o contrato de Jonathan Toews. O vínculo entre o jogador, capitão do time há 15 anos, e a franquia se encerra no fim desta temporada. “Tive inúmeras conversas com ele”, diz a nota oficial do clube assinada pelo gerente geral Kyle Davidson. “Recentemente, tivemos uma conversa difícil e chegamos a conclusão que não renovaríamos (seu contrato) nesta offseason.” Toews joga sua última partida por Chicago nesta quinta-feira (13), em casa, contra o Philadelphia Flyers.

Recentemente, o atacante vem atravessando problemas de saúde que têm comprometido sua carreira. Toews ficou de fora de toda a temporada 2020-21, disputou apenas 71 jogos em 2021-22 e 52 na temporada atual. Ele sofre da Síndrome da Resposta Inflamatória Crônica, um problema autoimune e, recentemente, revelou ter sequelas da chamada “Covid longa”, após ter contraído a doença em 2021.

Apesar de não tocar abertamente no assunto, uma possível aposentadoria do jogador é especulada. O próprio Toews disse, em entrevista recente, que se, em algum momento, tiver de escolher entre esporte e saúde, seu bem-estar é prioridade. O rompimento entre clube e atleta reforçam os rumores.

“Ele conquistou tudo e tudo isso com a camisa dos Blackhawks”, disse Davidson antes da coletiva em que anunciou a decisão administrativa da franquia. “A organização Blackhawks e acho que a própria cidade de Chicago estarão eternamente em dívida com ele, por esses momentos únicos que ele proporcionou. Será para sempre um Blackhawk.”

Após o anúncio, as contas oficiais de Chicago nas redes sociais passaram a fazer uma série de homenagens ao jogador.

Aos 34 anos de idade, Toews nunca defendeu outra equipe profissionalmente. Ele foi selecionado pelos Blackhawks no Draft de 2006, na terceira escolha geral, e se tornou capitão da equipe já em 2008.

Hoje, detém o recorde de atleta por mais tempo na função e se tornou símbolo de uma era vencedora na franquia: foram três Stanley Cups conquistadas sob sua liderança, 2010, 2013 e 2015. Toews também conquistou duas medalhas de ouro olímpicas com a Seleção Canadense, em 2010 e 2014.

Os Blackhawks encerram sua participação na temporada 2022-23 nesta quinta. Em penúltimo lugar na Conferência Oeste com 58 pontos, o time não avança aos playoffs.

Atualização: Os Blackhawks perderam para os Flyers por 5 a 4 na prorrogação. Toews jogou por 16:29 e marcou um gol, o terceiro de Chicago.

Com o resultado, os Blackhawks chegaram a 59 pontos e se mantiveram em penúltimo lugar na Conferência Oeste e na classificação geral da liga.

Foto: NHL.com

instagram