Proprietários da liga aprovam mudança para tentar diminuir lesões durante os kickoffs dos jogos
A NFL mexeu mais uma vez na regra do kickoff buscando diminuir os impactos entre os jogadores durante o retorno dos chutes.
Nesta terça-feira (23), os proprietários da liga aprovaram que um fair catch durante o chute fará com que a bola seja colocada na linha de jarda 25 jardas, independentemente de onde ela for pega, segundo o novo regulamento.
Os donos quiseram a mudança para a temporada de 2023 da NFL para buscar diminuir as lesões durante essas jogadas antes de considerar um conjunto mais profundo de mudanças na busca de incentivar os times a não retornarem com a bola em campo aberto.
As taxas de concussão nos kickoffs aumentaram nos últimos dois anos da liga, sendo quase duas vezes mais do que a média de jogadas ofensivas ou defensivas, apesar de uma série de ajustes na regra feitas anteriormente que resultaram em touchbacks em cerca de 60% dos kickoffs. De acordo com Rich McKay, presidente do comitê de competição da NFL, a maior parte desse aumento pode ser atribuída a um aumento nos retornos causado pelos onside kicks.
“Os dados são muito claros sobre a maior taxa de lesões nessa jogada”, disse o comissário Roger Goodell. “Estamos conversando sobre isso há vários anos. Não fizemos muito progresso nesta jogada. Este foi um passo que achamos apropriado para resolver isso. Mas temos muito mais trabalho a ser feito sobre como continuar a evoluir daqui para frente. Podemos continuar a manter este jogo de uma forma emocionante, mas mais importante, de uma forma segura?”.
Jeff Miller, vice-presidente executivo de comunicações, relações públicas e políticas da NFL, disse que a liga estima que os retornos de kickoffs cairão de 38% para 31% como resultado do incentivo do fair catch. Em troca, a esperança é que as concussões caiam 15%.
“Não podemos ficar parados sem fazer nada”, afirmou Miller. “Embora essas mudanças afetem modestamente a taxa de kickoff, elas diminuirão a taxa de concussão. Ficar parado e continuar sem fazer nada era inaceitável. Foi aí que os membros criticaram isso.”
A liga tem monitorado de perto o formato de kickoff da XFL, que alinha a maioria dos times de chute e retorno no campo e com apenas cinco jardas entre eles. Nenhum deles pode se mover até que o retornador coloque a bola em campo. E nas temporadas de 2020 e 2023 da liga rival, praticamente todos os chutes foram devolvidos em um ambiente muito menos violento.
“Minha primeira vez como fã puro foi: ‘Uau, não estou tão empolgado com isso’. Eu diria que assisti muito agora e vejo os benefícios, porque você está, claramente, criando muito mais jogadas de ataque e defesa. Ao eliminar um pouco desse espaço e velocidade, você, definitivamente, o torna mais seguro”, comentou Rich McKay.
A mudança não agradou os coordenadores de special teams da NFL, que reprovaram a regra por unanimidade. Contudo, sem poder de voto, o ajuste nos fair catches estarão em vigor por apenas uma temporada, forçando os proprietários a retomar a conversa sobre o assunto em 2024.
(Foto: Reprodução Twitter / Around The NFL)