Diversos jogadores da NFL sofreram assaltos em suas casas nos últimos dias; FBI está conduzindo as investigações desses casos
A National Footbal League (NFL) enviou um memorando na quarta-feira (20) para alertar sobre a atuação de criminosos organizados realizando roubos nas casas de jogadores profissionais. As informações são do jornalista Tom Pelissero, da NFL Network, que teve acesso ao documento.
O envio do memorando acontece após a notícia de que diversos atletas da NFL sofreram os assaltos. Aliás, entre eles, estão dois dos principais jogadores do Kansas City Chiefs: o quarterback Patrick Mahomes; e o tight end Travis Kelce.
Segundo fontes contaram ao Pelissero, o FBI está investigando a onda de roubos como crime organizado internacional. Acredita-se que os assaltos estão acontecendo por facções do crime organizado da América do Sul, o que inclui o Brasil.
Diretores de segurança das franquias e o sindicato dos jogadores – que receberam o memorando – estão monitorando de perto o assunto, assim como a própria NFL.
“É legítimo”, disse uma fonte familiarizada com a situação ao jornalista da NFL Network. É uma rede criminosa transnacional, e nas últimas três semanas, eles estão focando em jogadores da NBA e da NFL, e está em todo o país.
No mês passado, as residências de Mahomes e Kelce foram assaltadas na região de Kansas City em dias consecutivos. Além disso, o defensive tackle do Dallas Cowboys Linval Joseph sofreu uma série de roubos na última semana.
Os assaltantes realizam os roubos com objetivo de evitar confronto com a polícia, conforme contaram pessoas familiarizadas com o assunto. Eles utilizam registros públicos para localizar o endereço dos jogadores.
Em seguida, começam um esquema de vigilância ao verificar o calendário de partidas dos atletas e vigiar as redes sociais dos jogadores, incluindo a de familiares. Quando a casa está vazia – geralmente, durante os jogos -, os bandidos invadem as casas para roubar todo tipo de artefato valioso.
Contudo, com essa informação, o memorando da NFL alertou sobre a forma como os assaltantes atuam e ofereceu uma série de recomendações. Entre as indicações, estão a necessidade de evitar postagens em tempo real nas mídias sociais, instalação de sistemas de segurança e deixar itens valioso fora de vista.