San Francisco pode se complicar na disputa pelos playoffs após seu QB1 lesionar o ombro
A ausência do quarterback Brock Purdy é a grande preocupação do San Francisco 49ers nesta semana. O jogador deixou os treinos desta quinta-feira (21) com dores no ombro e está fora do duelo contra o Green Bay Packers na semana 12 da NFL.
A equipe poupou o jogador das atividades para que ele pudesse se recuperar a tempo da partida, o que não é nenhuma surpresa. Porém, com o QB1 de San Francisco ausente no próximo jogo (e possivelmente nos seguintes), a franquia, já enfrentando diversas lesões, corre o risco de encaminhar facilmente o fim precoce de sua temporada.
Purdy tem sido o principal motor do ataque de San Francisco em 2024. Em dez partidas, o quarterback anotou 2.613 jardas aéreas (sexta melhor marca da NFL) com 66% de passes completos, 13 touchdowns e oito interceptações, colocando a franquia como o segundo melhor ataque da NFL em jardas totais por jogo (398,9) mesmo com tantos desfalques na unidade.
Com Christian McCaffrey perdendo o início da temporada, o jogo aéreo se destacou tendo a terceira melhor marca em jardas por tentativa (8,5) e a quinta melhor em jardas aéreas (2.511) entre todas as franquias da liga.
Perder o seu QB1 é o pesadelo de qualquer time na NFL, principalmente quando um dos principais nomes da posição nos últimos três anos está na conversa. Vale lembrar que outras peças importantes do elenco ainda lidam com lesão, como Trent Williams, George Kittle e Nick Bosa. Para piorar, San Francisco terá uma importante sequência que pode definir o futuro da equipe na temporada.
Depois de perder para o Seattle Seahawks em casa e cair para recorde de 5-5, a equipe terá jogos como visitante na semana 12, quando enfrenta o Green Bay Packers (7-3), e na semana 13, quando duelo com o Buffalo Bills (9-2). Ambas as equipes possuem aspirações a pós-temporada, principalmente a franquia liderada por Josh Allen, que ainda não perdeu em casa no ano.
Caso seja derrotado por Bills e Packers, não será difícil dizer que os 49ers estarão muito distantes da disputa por playoffs. O time enfrentará o embalado Detroit Lions, dois rivais de divisão – o Los Angeles Rams e o Arizona Cardinals -, Chicago Bears e Miami Dolphins. Somando o recorde dos adversários, essa é a terceira tabela mais difícil na reta final da temporada.
Para pior, todos os times da NFC Oeste estão competitivos neste ano. Os Rams (5-5) e os Seahawks (5-5) também brigando para alcançar os Cardinals (6-4), que possui apenas um jogo de vantagem.
Com Brock Purdy fora do jogo contra os Packers, o head coach Kyle Shanahan confirmou que a primeira opção para substituí-lo será o quarterback Brandon Allen. O atleta foi selecionado pelo Jacksonville Jaguars no Draft 2016. Além disso, teve passagens por Denver Broncos e Cincinnati Bengals durante suas quatro temporadas de experiência na liga.
Allen disputou apenas 16 partidas ao longo de sua carreira (nove como titular). O atleta acumulou 1.611 jardas com 56,7% de aproveitamento nos passes, dez touchdowns e seis interceptações.
Caso siga fora por algum tempo e Allen não consiga performar em bom nível, Joshua Dobbs é outra possibilidade. O veterano foi selecionado pelo Pittsburgh Steelers na quarta rodada do Draft 2017, disputando seis jogos pela equipe ao longo de duas passagens. Depois de passar dois anos sem equipe, ele retornou à NFL para defender o Tennessee Titans em 2022. Posteriormente, ganhou oportunidade com o Arizona Cardinals e Minnesota Vikings no ano seguinte.
Em 21 jogos (14 como titular), o jogador acumulou 2.920 jardas com 62,2% de passes completos, 15 touchdowns e 13 interceptações.