Equipes que tentaram iniciar conversas pelo wide receiver receberam negativas de San Francisco nas últimas semanas
A novela entre Brandon Aiyuk e o San Francisco 49ers ganhou novo capitulo após o wide receiver oficializar pedido de troca nesta terça-feira (16). Apesar do entrave nas negociações de extensão contratual, a franquia da Califórnia não possui intenção de trocar o jogador nesta janela de transferências, conforme reportado pela jornalista Josina Anderson.
De acordo com a insider, o New England Patriots foi informado que Aiyuk não estava disponível para trocas após consultar os 49ers sobre a situação do recebedor nas últimas semanas. Adam Schefter, da ESPN norte-americana, adicionou que todas as equipes que tentaram iniciar conversas para adquirir o wide receiver receberam a negativa dos Niners como resposta.
Aiyuk possui apenas um ano restante em seu contrato de novato com San Francisco. A solicitação de troca acontece após as conversas por uma extensão do acordo não avançarem durante a offseason. Segundo Mike Garafolo, da NFL Network, os 49ers não demonstram disposição para negociar desde maio.
A recente desavença entre o jogador e a franquia contrapõe informação divulgada por Garafolo no início de julho. Na época, o jornalista informou que as partes não estavam ‘’próximas de um acordo’’, mas que as chances de um pedido de troca surgir também não haviam aumentado.
O grande entrave nas conversas é o salário de US$ 30 milhões por ano pedido pelo wide receiver, número acima dos US$ 26 milhões oferecidos pela franquia. O valor solicitado pelo atleta o deixaria empatado com Amon-Ra St. Brown, do Detroit Lions, e Tyreek Hill, do Miami Dolphins, como o terceiro recebedor com maior média salarial da NFL.
San Francisco pode encontrar dificuldades em arcar com os valores pedidos pelo jogador por conta de outros salários de alto investimento presentes na folha. Deebo Samuel, George Kittle e Christian McCaffrey são exemplos de jogadores do ataque com grandes acordos atualmente.
A franquia ainda possui tempo para refletir sobre a situação do recebedor. Os 49ers estão acostumados em fechar acordos após pedidos de troca, como no caso do wide receiver Deebo Samuel em 2022. A equipe também possui experiência em fechar as negociações em momentos tardios da offseason, como no caso da extensão de Nick Bosa assinada no dia 6 de setembro do ano passado, quatro dias antes da estreia da equipe na temporada.
Após a solicitação de troca, a presença de Aiyuk no training camp dos 49ers se torna ainda mais incerta. As atividades dos veteranos iniciam na próxima terça-feira (23). Com o entrave nas conversas, o jogador também não se apresentou para os treinamentos de offseason e para o minicamp obrigatório.
Na última temporada, Aiyuk foi um dos destaques do time vice-campeão do Super Bowl com 1.342 jardas em 75 recepções e sete touchdowns, números que o renderam uma indicação para a segunda seleção All-Pro da liga.
(Foto: Reprodução Twitter / Around The NFL)