Fontes ligadas à equipe afirmaram que incidente teria provocado desconfiança entre atletas jovens e veteranos
O soco de Draymond Green em Jordan Poole durante um treino na pré-temporada da NBA influenciou rachaduras no relacionamento entre os jogadores do Golden State Warriors, de acordo com fontes consultadas pela jornalista Ramona Shelburne, da ESPN americana.
Pessoas ligadas à equipe de San Francisco afirmaram que a briga provocou tensão entre os atletas jovens e os veteranos do elenco. A situação se agravou ainda mais com o vazamento de filmagens do incidente, publicadas pelo TMZ em outubro de 2022. A falta de punições aos responsáveis pela divulgação do conteúdo à imprensa abalou ainda mais o clima no vestiário.
“As coisas mudaram depois disso”, disse uma fonte à ESPN americana. “Todos ficaram inseguros por um tempo”.
Os sentimentos de Poole e a frustração dos jogadores mais jovens da equipe, que lutavam para conquistar seus espaços, eram perceptíveis no dia a dia. Mesmo assim, Poole lidou com a situação em silêncio durante toda a temporada.
“Eu não falo muito sobre isso. Mas eu devo dizer que é preciso ter muita maturidade”, ressaltou o armador à ESPN americana nesta semana. “Tínhamos uma temporada para jogar. Íamos conviver com estas pessoas no vestiário, e por isso digo que maturidade é uma coisa grande. Eu sei que muitas pessoas não conseguiriam pensar logicamente e entender a magnitude da situação”.
Poole foi peça fundamental no título dos Warriors em 2021/22, liderando a segunda unidade da equipe. Sua importância na conquista resultou em uma extensão de seu contrato para quatro anos e US$ 140 milhões, anunciada uma semana após o incidente com Draymond Green.
Na atual temporada, Poole apresentou dificuldades ofensivas durante os playoffs. O jogador teve média de 10,3 pontos por jogo e 25,4% de acerto nos arremessos de três pontos. Com seu baixo desempenho, o Golden State Warriors acabou eliminado pelo Los Angeles Lakers por 4 a 2, na segunda fase da pós-temporada.
Sem culpar Green pelos altos e baixos da equipe durante a competição, Poole reiterou que o incidente já é passado e não impactou diretamente no desempenho do time. ‘’Chegamos até a segunda fase dos playoffs. Fizemos uma boa temporada, nossa equipe foi intensa e tivemos muitos momentos bons’’, afirmou em coletiva de imprensa.
Texto de Vinícius Ferreira
(Foto: Christian Petersen/Getty Images)