Com investigação em andamento, veterano árbitro Eric Lewis não apita as finais da NBA, ao menos durante o processo
Segundo anúncio da NBA nesta quinta-feira (1), o árbitro Eric Lewis não foi selecionado entre os 12 que apitarão as finais da NBA. Lewis está sendo investigado pela liga desde o dia 26 de maio sobre o uso de uma conta anônima no Twitter para defender a si mesmo e a arbitragem da NBA em geral de críticas na plataforma.
Nesta quinta-feira (1), o porta-voz da liga Mike Bass comentou o caso. “Sobre Eric Lewis e os posts nas redes sociais, estamos investigando o caso e ele não vai trabalhar nas finais”, disse Bass.
Depois de postagens de usuários do Twitter relacionando a conta denominada “blair cuttliff” a Lewis, a NBA abriu investigação sob a alegação de possível violação do árbitro às regras da NBA sobre falar de arbitragem publicamente sem autorização. A conta foi momentaneamente desativada, mas voltou à ativa nesta quarta-feira (31).
A liga ainda não revelou um prazo para resolução da investigação e qual seria a possível punição ao árbitro, que esteve presente nas últimas quatro séries das finais da NBA.
Dos 12 árbitros selecionados para as finais desta temporada, nove apitaram na série final da última temporada. Os destaques ficam por conta de Scott Foster, presente nas finais pelo 16º ano, Tony Brothers e Marc Davis, selecionados pela 12ª vez em suas carreiras, e Zach Zarba, agora em seu décimo ano.
Por sua vez, Lewis tem mais de 1.200 partidas apitadas em sua carreira (contando temporada regular e playoffs), em 19 temporada como árbitro da NBA. Seu último jogo foi em 16 de maio, dia do jogo 1 entre Denver Nuggets e Los Angeles Lakers pelas finais da Conferência Oeste. A investigação sob sua conduta foi iniciada pela NBA dez dias depois da partida.
(Foto: Jacob Kupferman/Getty Images)