Jogando contra sua ex-equipe, armador foi o cestinha da partida com 35 pontos e 13 assistências
A ”lei do ex” imperou a favor do Denver Nuggets (12-6) nesta segunda-feira (27). Mesmo com Nikola Jokic e Aaron Gordon entre os desfalques, a equipe bateu o Los Angeles Clippers (7-9) fora de casa por 113 a 104 com grandes atuações de Reggie Jackson e DeAndre Jordan, dois jogadores que tiveram passagem pela franquia angelina.
Com um excelente aproveitamento de 78,9% nos arremessos de quadra, Jackson foi o cestinha do jogo com 35 pontos, 13 assistências, cinco rebotes e dois roubos de bola. O armador ainda obteve o maior plus minus da noite, garantindo vantagem de 25 pontos para sua equipe nos 40 minutos em que esteve em quadra. Ao seu lado, DeAndre Jordan também teve atuação de duplo-duplo, registrando 21 pontos, 13 rebotes, dois roubos de bola e um toco.
Ainda entre os titulares de Denver, dois outros jogadores ultrapassaram os dois dígitos de pontuação. Mesmo com pouca eficiência (3/14 nos arremessos), Kentavious Caldwell-Pope foi seis vezes à linha do lance livre e anotou 12 pontos. Enquanto isso, Justin Holiday teve mais consistência nos tiros de quadra (5/8 FG) e deixou o jogo com 12 pontos e seis rebotes.
Na equipe da casa, Kawhi Leonard foi quem liderou o setor ofensivo anotando 31 pontos, oito rebotes e dois tocos. O pivô Ivica Zubac foi o segundo maior marcador do time com 23 pontos e 14 rebotes, sendo oito deles ofensivos. Saindo do banco, Russell Westbrook também registrou duplo-duplo com 14 pontos e 11 rebotes.
As demais estrelas de Los Angeles não tiveram grandes atuações. James Harden anotou 11 pontos (3/7 nos arremessos) e quatro assistências, enquanto Paul George marcou apenas seis pontos (2/13), oito rebotes e quatro assistências.
A vitória posiciona os Nuggets na terceira colocação da Conferência Oeste, com um jogo de desvantagem para o líder Minnesota Timberwolves. O próximo compromisso da equipe está marcado para esta quarta-feira (29), contra o Houston Rockets em casa.
Enquanto isso, a derrota derruba os Clippers para a 11ª colocação do Oeste. A franquia volta a jogar na madrugada de quarta para quinta-feira (30), desta vez em duelo fora de casa contra o Sacramento Kings.
(Foto: Reprodução Twitter / Denver Nuggets)
O JOGO
O começo do jogo foi marcado por um equilíbrio entre as equipes. Os Clippers, contudo, eram superiores nos rebotes, quesito que proporcionou um maior número de oportunidades ao longo do primeiro período. Liderados por Ivica Zubac no garrafão, a equipe conquistou dez rebotes ofensivos – contra três do adversário -, mas não conseguiu converter o momento em grande vantagem, fechando a primeira etapa com liderança de 28 a 25.
Com os reservas em quadra, Los Angeles abriu o segundo quarto com intensidade e, impulsionados por uma sequência de dez pontos marcados por Norman Powell, a equipe logo colocou 11 pontos de vantagem no placar (42 a 31). No entanto, a ”lei do ex” apareceria pela primeira vez ao decorrer da etapa, com Reggie Jackson anotando 14 pontos no período para assegurar que os times ficassem próximos no marcador. O jogo chegaria ao intervalo com os Clippers liderando por 58 a 56.
O jogo seguiria parelho até a metade do terceiro período. Chegando aos cinco minutos finais da etapa com empate em 72 a 72, Ivica Zubac liderou uma ofensiva dos Clippers com seis pontos em sequência, abrindo caminho para uma corrida de 14 a 5 que deixaria Los Angeles com boa vantagem no placar. Os mandantes voltavam a colocar 11 pontos de diferença (88 a 77) ao fim da terceira etapa.
Para a infelicidade da equipe angelina, o jogo que se encaminhava para uma vitória tranquila tomou rumos completamente diferentes no último período. A equipe da casa acertou apenas quatro arremessos durante os últimos 12 minutos do jogo, o que permitiu uma aproximação do adversário no marcador. Do outro lado da quadra, a ”lei do ex” voltava a ser aplicada com Reggie Jackson e DeAndre Jordan, que combinaram para 20 pontos no período.
Com o apagão dos Clippers, Denver não teve dificuldades de retomar a liderança já na metade do último período, deixando o jogo em 94 a 93. Turnovers e airballs bizarros dificultavam uma recuperação de Los Angeles no jogo e os visitantes aproveitaram a oportunidade para aplicar uma sequência de 19 a 11 na reta final, garantindo o triunfo parcial por 36 a 16 e a vitória no jogo por 113 a 104.