NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
NBA
21 de outubro de 2024 - 07:00

Oklahoma City Thunder: Prévia NBA 2024-25

Depois de liderar o Oeste na temporada passada, OKC mira o título da NBA

O Oklahoma City Thunder é um dos times que mais vem apresentando crescimento nas últimas temporadas da NBA. A franquia que passou por um período de reconstrução após a saída de Russell Westbrook e Paul George se reergueu rápido e hoje já é uma das mais cotadas para o título da NBA.

O time liderado por Mark Daigneault chegou até as semifinais da Conferência Oeste após liderar a temporada regular e fez importantes movimentos para tentar dar o passo que falta para o título.

O que esperar do Oklahoma City Thunder nesta temporada?

O time de Oklahoma escalou muito rápido as expectativas. Sam Presti, o GM da equipe, decidiu fazer uma estratégia de acumular muitos ativos de Draft e todos esperavam que o projeto fosse de muito longo prazo, só que felizmente as coisas não correram como planejado. A franquia, que foi a segunda pior do Oeste em 2021-22, conseguiu um lugar no play-in em 2022/23 e líder da conferência na temporada passada.

OKC apresenta um estilo de jogo um pouco peculiar para os dias atuais. Não é se destaca por arremessar muito de três pontos (apenas 16º em tentativas), mas faz com muita eficiência, sendo a equipe com maior aproveitamento na temporada passada (38,9%). Em compensação, o time foi o que mais infiltrou na temporada passada e isso tem muito a ver com Shai Gilgeous-Alexander, a estrela maior da franquia. O jogador canadense liderou a liga em jogadas de isolação e arremessando apenas 3.6 bolas de 3 por jogo, tendo clara predileção pela meia e curta distância.

Outro aspecto importante para destacar é a defesa do Oklahoma City Thunder. Eles são extremamente jovens, na temporada passada o titular mais velho tinha 25 anos, isso faz com que o time seja muito agressivo na defesa, liderando a liga em roubos de bola e em tocos. Essa defesa intensa deu muito resultado e o Thunder foi a quarta melhor defesa da temporada passada, muitos graças a Chet Holmgren. O então novato foi o dono do garrafão. Mesmo com seu físico esguio, o pivô foi um dos melhores defensores da temporada e não fosse o fenômeno Victor Wembanyama, teria sido o novato do ano.

Bom, apesar de claros pontos fortes eles também apresentaram pontos bem fracos na temporada passada. O time foi um dos piores em rebotes, sendo o quarto pior em frequência de rebotes defensivos. Ou seja, eles eram um dos que mais permitiam pontos em segunda chance e também pontos no garrafão. Isso custou algumas derrotas importantes, incluindo os playoffs para Dallas, que castigou com jogadores grandes como Daniel Gafford e Dereck Lively.

Para ajudar com o problema do garrafão, o time foi atrás do bom Isaiah Hartenstein. O pivô vindo do New York Knicks foi o quinto em rebotes ofensivos e é um ótimo defensor de garrafão. Certamente a intenção do técnico Mark Daigneault é deslocar Chet Holmgren para a posição 4. Isso não seria necessariamente um problema. Chet é um arremessador já muito consolidado, tendo 37% em 4,3 tentativas por jogo, mas isso tiraria algum espaço ofensivo para as infiltrações. A questão é que Hartenstein já chegou e se machucou na pré-temporada. Só deve estrear perto de dezembro, então perderá o começo da temporada.

Outra chegada importante para a equipe foi a de Alex Caruso. O carequinha era objeto de desejo de muitos times da NBA. O seu estilo de jogo extremamente agressivo na defesa, um arremesso de três consistente, uma inteligência muito alta para se movimentar e a experiência de já ter um anel de campeão fazem dele um movimento certeiro para a equipe. Em troca, o OKC perdeu um titular, o instável Josh Giddey. O armador australiano que foi a moeda de troca com os Bulls era claramente uma peça sobrando na engrenagem da equipe, jogando cada vez menos e ficando totalmente escanteado nos playoffs.

Em suma, o Oklahoma City Thunder foi um time de grande crescimento e fez dois movimentos muito precisos para esta temporada. É a primeira vez que a equipe entrará pressionada a mostrar algo, dado que dessa vez as expectativas estão bem altas para o jovem elenco.

O talento está lá. Shai é uma máquina de pontos que, certamente, brigará pelo prêmio de MVP. Jalen Williams não para de evoluir e já há muitas apostas que ele pode ser até All-Star. Chet Holmgren é o próximo grande jogador de garrafão da liga e pode fazer tudo em quadra. Lu Dort é um defensor que bota medo em qualquer estrela da NBA. E as contratações foram boas.

Enfim, as expectativas no Oklahoma City Thunder estão muito altas e agora eles jogam com a responsabilidade de ser um dos melhores times da NBA.

Principais chegadas: Isaiah Hartenstein, Alex Caruso

Principais saídas: Josh Giddey, Gordon Hayward

Ponto forte: O talento. É sem dúvidas um dos times com maior talento bruto da NBA, um elenco bem equilibrado e que muita gente pode fazer muita coisa em quadra.

Ponto fraco: O garrafão. Hartenstein começa a temporada machucado e o time foi muito punido por ser baixo na temporada passada. Sem o pivô fica difícil imaginar que eles irão contornar esse problema.

Campanha em 23-24: 57 vitórias e 25 derrotas (primeiro no Oeste)

Provável quinteto: Shai Gilgeous-Alexander, Alex Caruso, Lu Dort, Jalen Williams, Chet Holmgren

Franchise player: Shai Gilgeous-Alexander

Sexto homem: Isaiah Joe

Head coach: Mark Daigneault 

Briga por: Título

instagram