Contra a parede, Smart e Brown citam frase de Kevin Millar, do Boston Red Sox, que virou uma série 0-3 na MLB em 2004
Com um 0 a 3 contra nas finais de conferência contra o Miami Heat, o Boston Celtics tem buscado inspiração na icônica virada do Boston Red Sox na American League Championship Series de 2004, que virou para 4 a 3 contra o New York Yankees depois de estar perdendo por 3 a 0 na única virada desse tipo na MLB. Nesta terça-feira (23), o armador Marcus Smart evocou o evento em entrevista pré-jogo, segundo apuração da NBC Sports.
Contra a parede na série, Smart citou frase do ex-jogador dos Red Sox Kevin Millar para buscar esperança para algo ainda inédito dentro da NBA. “Me sinto muito bem sobre hoje à noite. Não deixem a gente vencer essa… Só não nos deixem vencer essa”, disse o veterano armador. Questionado se a citação era sobre a virada dos Red Sox de 2004, Smart confirmou.
O armador reforçou a mentalidade que a equipe deve possuir para ter alguma chance. “Mesma mentalidade: vencer ou ir para casa para a gente. Nesse momento, não temos nada a perder. É entrar em quadra e deixar tudo lá”, completou.
Jaylen Brown embarcou no otimismo de Smart e também citou a célebre frase dos esportes de Boston. “Não deixem a gente vencer hoje, porque essa é a nossa mentalidade. Ao vencer hoje, ficamos confiantes. Devemos jogar livres, confiantes e isso vai ser divertido”, comentou o ala-armador.
Antes da partida de número quatro contra os Yankees, Millar repetiu em diversos momentos a frase “Não nos deixem vencer hoje” para a imprensa e para os companheiros de time. Na época deu certo e Boston venceu o jogo 4 em extra innings antes de vencerem os três jogos restantes e avançarem a World Series, onde venceram o St. Louis Cardinals e se sagraram campeões pela primeira vez desde 1918.
Na NBA, das 150 vezes em que um jogo de playoffs chegou a 3 a 0, somente em três oportunidades a série foi a sete jogos, sendo que em nenhum caso aconteceu uma virada: Trail Blazers, em 2003, contra os Mavericks; Nuggets, em 1994, contra o Jazz; e os Knicks, em 1951, contra o Rochester Royals (atual Sacramento Kings). A vantagem dos Celtics é que o hipotético jogo 7 seria em casa, diferente dos outros três casos, em que o time que buscava a virada encarou o derradeiro confronto longe de seus domínios.
(Foto: Michael Reaves/Getty Images)