Mesmo com a derrota de LA, astro faz 38 pontos, supera marca de Kareem Abdul-Jabbar de 38.387 e se torna o maior cestinha de todos os tempos da liga
No entanto, o placar do jogo ficou em segundo plano. Com os 38 pontos anotados, o astro ultrapassou a marca de 38.387 tentos de Kareem Abdul-Jabbar, somando agora 38.390, e se tornou o maior pontuador de todos os tempos da NBA.
No momento do recorde, restando dez segundos para o fim do terceiro quarto, a partida foi paralisada e “The King” foi ovacionado pela torcida californiana, inclusive com todos os seus familiares em quadra. Logo depois, Abdul-Jabbar, o antigo recordista, entrou em quadra e presenteou James com a bola do feito histórico.
38,388 POINTS
LeBron James hits the fadeaway jumper to become the NBA’s all-time leading scorer! #ScoringKing pic.twitter.com/P5LyTZAZn3
— NBA (@NBA) February 8, 2023
Apesar da festa, quem ganhou o duelo foi o Thunder, que fez uma partida muito consistente, principalmente no aproveitamento do perímetro (50%) e foi guiado pelo talento de Shai Gilgeous-Alexander, autor de 30 pontos e oito assistências.
Além dele, outros cinco jogadores marcaram dígitos duplos em pontos, com destaques para Jalen Williams (25 pontos, sete rebotes e seis roubos de bola) e Josh Giddey (20 pontos, seis assistências e cinco rebotes).
Pelos Lakers, o segundo maior pontuador foi Russell Westbrook com 27 pontos e oito assistências. A decepção ficou para Anthony Davis, que fez uma performance ruim e contribuiu apenas com 13 pontos.
Na tabela de classificação, OKC assume a 11ª posição da Conferência Oeste com um retrospecto de 26-28. Já Los Angeles segue em fase ruim e fica no 13° lugar do Oeste com uma campanha de 25-30.
O JOGO
Utilizando a sua famosa testeira, LeBron James entrou em quadra com “fome” pela vitória e para bater o recorde do jogador com maior número de pontos da história da NBA nesta noite. No entanto, do outro lado, tinha um jovem time do Oklahoma City Thunder que tinha a intenção de estragar a festa.
O primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, por muitas bolas de três pontos e bons aproveitamentos nesse quesito dos dois lados. Apesar de toda a expectativa e os oito pontos de LeBron, os visitantes conseguiram fechar a parcial na frente por 36 a 34, com Shai Gilgeous-Alexander como o condutor ofensivo e 13 pontos anotados, além da boa participação do reserva Mike Muscala, autor de nove pontos.
No segundo quarto, “The King” voltou com mais “apetite” e com menos da metade do período, já chegava à marca de 20 pontos. Apesar de todo o seu esforço, OKC seguia bem em quadra e dificultava ao máximo o caminho dos mandantes, inclusive abrindo 15 pontos em determinado momento. Na reta final, Los Angeles cresceu e encurtou a diferença, mas nada que assustasse a franquia de Oklahoma, que foi para o intervalo vencendo por 76 a 66.
Os cestinhas do primeiro tempo foram LeBron James e Shai Gilgeous-Alexander com 20 e 19 pontos, respectivamente. Restavam 16 tentos para o astro conseguir o recorde de Kareem Abdul-Jabbar.
O terceiro quarto foi corrido, intenso, mas o Thunder seguiu dominando o marcador durante todo o tempo. Apesar de alguns bons momentos, os Lakers não se aproximavam de vez do adversário. Porém o melhor ficou para os últimos instantes da parcial. Restando dez segundos, LeBron acertou um fadeaway lindo, chegou aos 36 pontos na noite e conseguiu o feito histórico.
38,388 POINTS
LeBron James hits the fadeaway jumper to become the NBA’s all-time leading scorer! #ScoringKing pic.twitter.com/P5LyTZAZn3
— NBA (@NBA) February 8, 2023
Após a cesta, o jogo foi paralisado, o craque não conteve a alegria, seus familiares entraram em quadra e todos reverenciaram o “rei”. Na sequência, Kareem Abdul-Jabbar presenteou o novo cestinha da história da liga, ele discursou de forma emocionada e agradeceu a todos.
An incredible moment between two of the all-time greats.#ScoringKing pic.twitter.com/q29c6PN8ND
— NBA (@NBA) February 8, 2023
Na retomada do confronto, as equipes entraram no último quarto separadas por cinco pontos (104 a 99) e os donos da casa queriam coroar a noite com o triunfo. Porém, OKC estava pronto para jogar “água no chopp” do rival e conseguiu de forma categórica. Com uma sequência de 23 a 10 no “clutch time”, o Oklahoma City Thunder confirmou a sua grande atuação, marcou os lances livres no fim e não deu chances para uma reação do Los Angeles Lakers, mesmo em noite histórica de LeBron James. Final de confronto e placar de 133 a 130.
38 PTS
7 REB
3 AST
3 STL
4 3PMLeBron James becomes the NBA's all-time leading scorer. #ScoringKing pic.twitter.com/8w0Wb4JWxT
— NBA (@NBA) February 8, 2023
Próximos jogo:
Na sequência da liga, o Oklahoma City Thunder jogará nesta sexta-feira (10) contra o Portland Trail Blazers, no Moda Center. Já o Los Angeles Lakers segue em casa e enfrentará o Milwaukee Bucks nesta quinta-feira (9).
(Foto: Divulgação Twitter / NBA)