Em meio ao 'media day' da NBA, seleção dos EUA foi assunto frequente e estrelas, lideradas por LeBron, confirmaram comprometimento
Nesta segunda-feira (2), aconteceu o “media day” da NBA pelas franquias da liga e um assunto entre as estrelas dominou: a participação na seleção dos Estados Unidos para as Olimpíadas de 2024, em Paris. LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Jayson Tatum foram perguntados e todos, de um jeito ou de outro, confirmaram comprometimento em fazer parte do time nacional.
LeBron confirmou aos repórteres, como Dan Woike, do Los Angeles Times, que tem interesse em jogar pela seleção nas Olimpíadas e que, na verdade, nem teria muito trabalho, já que, devido ao talento disponível, só teria que “pegar rebotes e dar uns passes”, de acordo com o informado por Mike Trudell, insider da franquia.
Depois que a seleção norte-americana falhou em chegar ao pódio na última Copa do Mundo, Shams Charania e Joe Vardon, do The Athletic, revelaram que LeBron era um dos líderes entre os jogadores a fim de participar das Olimpíadas pela seleção e que estava “recrutando” algumas estrelas para se juntarem a ele.
De acordo com Kendra Andrews, da ESPN norte-americana, Curry também deixou clara sua disponibilidade para servir à seleção. “É uma coisa que não fiz ainda… Definitivamente, quero estar lá. Eu quero estar no time”, disse o armador, ouro com a seleção nos mundiais de 2010 e 2014, mas sem passagem pelos jogos olímpicos.
Maior cestinha dos EUA na histórias das Olimpíadas e dono de três ouro (2012, 2016 e 2020), Durant não teve muitos rodeios e afirmou: “Eu vou jogar nas Olimpíadas ano que vem”, segundo reportou Gerald Bourguet, do PHNX Sports. Além dos ouros olímpicos, KD também tem o título da Copa do Mundo de Basquete de 2010.
Por fim, Jayson Tatum foi outro jogador que deixou clara sua vontade de integrar a seleção, conforme apontou Jeff Goodman, do The Messenger. O ala do Boston Celtics tem o ouro olímpico de 2020 e também venceu duas Copas do Mundo de base, em 2014, no sub-17, e em 2015, no sub-19.
Mesmo após a Copa do Mundo 2023, em que acabaram na quarta posição, os EUA seguem na primeira posição do ranking FIBA, à frente da Espanha e dos atuais campeões mundiais da Alemanha.
(Foto: Reprodução FIBA Basketball)