NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
30 de abril de 2023 - 17h04

Kyle Lowry decide na defesa e Miami Heat vence New York Knicks no jogo 1

Com apagões decisivos, Knicks flertam com vitória, mas não são capazes de resolver e sofrem 1-0 em casa

Na tarde desse domingo (30), o Miami Heat visitou o New York Knicks para abrir as semifinais de conferência com uma vitória por 108-101 no jogo 1. O Heat se aproveitou da ausência de Julius Randle para conseguir o roubo de posse no Madison Square Garden, sendo que os Knicks nunca venceram uma série que começaram perdendo em casa.

Ao contrário do que aconteceu em outros momentos, viu-se um Heat diversificando suas armas ofensivas com a pontuação bastante dividida, apesar da óbvia liderança de Jimmy Butler na pontuação. Butler entregou um duplo-duplo, com 25 pontos, 11 rebotes e quatro assistências. Na série contra o Milwaukee Bucks, foram 37,6 pontos de média.

No perímetro, Gabe Vincent acertou cinco arremessos, deixando um total de 20 pontos em quadra. Kyle Lowry anotou 18 pontos, mas teve números ainda mais importantes do outro lado da quadra, com quatro tocos e um roubo de bola, tendo um papel decisivo inclusive no final do jogo. Bam Adebayo deixou 16 pontos e oito rebotes, beirando o duplo-duplo.

Pelos Knicks, RJ Barrett concentrou as ações ofensivas, com 26 pontos, nove rebotes e sete assistências, assim como Jalen Brunson, que entregou 25 pontos, cinco rebotes e sete assistências. Obi Toppin teve um dia com mais números que de costume e muitas investidas, deixando a quadra com 18 pontos, oito rebotes e oito assistências. Mitchell Robinson chamou a atenção pelos 14 rebotes e dois tocos, mas vale destacar que teve plus/minus – diferença de pontos feitos e sofrido pela equipe enquanto o jogador está em quadra – de 13 pontos. Se Robinson tem essa marca negativa em sua performance, Barrett cometeu quatro turnovers, um a menos que Brunson.

O JOGO

O começo do jogo dava sinais de que a tarde seria dos Knicks. No primeiro quarto, a equipe de Nova York explorou o espaço que a defesa de Miami deixou no garrafão (os Knicks fizeram 22-4 na área pintada) para abrir vantagem. Com um Gabe Vincent matador, o Heat até chegou a ficar na liderança, mas RJ Barrett e Obi Toppin levaram os Knicks para o fim da etapa com uma vitória parcial de 32-21.

O segundo período foi de muito equilíbrio, mas os ventos começaram a mudar com a aproximação do Heat no placar. Em um momento do jogo onde ambas as equipes acionaram o banco de reservas para aliviar a rotação, o Knicks não tiveram melhora no perímetro, que já vinha causando problemas no ataque. O time da casa anotou apenas uma das nove tentativas na linha durante o segundo quarto. Do outro lado, o Heat conseguiu explorar o garrafão e pontuar com titulares e reservas, diminuindo a desvantagem para 55-50.

A terceira etapa contou com dois fatores essenciais: o apagão do New York Knicks e a longevidade de Kevin Love. Já na primeira metade do quarto, o Heat fez uma corrida de 13-2 no placar, ultrapassando o adversário para depois abrir espaço na dianteira. A recuperação passou, em grande medida, pela participação ativa de Love, contribuindo nos três quesitos e se mostrando muito entrosado com Jimmy Butler para virar o jogo e ir à última parte com 81-75 no placar.

A etapa decisiva foi resolvida por quem é gabaritado para isso: Jimmy Butler, Kyle Lowry e Bam Adebayo. Os Knicks deveriam entrar no quarto período e empatar o jogo o mais rápido possível, mas Jalen Brunson cometeu dois turnovers e freou a possível reação. Na metade do quarto derradeiro, com três pontos de desvantagem e a bola em mãos, os Knicks podiam empatar o jogo, mas a história se repetiu, com Lowry roubando a bola de Mitchell Robinson para Gabe Vincent anotar de fora do perímetro e abrir uma liderança que não voltaria a ser pequena. O time da casa ficou três minutos e meio sem pontuar, desde então, e os pontos finais não foram suficientes para dificultar a vida dos visitantes, que venceram por 108-101.

PRÓXIMO JOGO

O segundo confronto no Madison Square Garden acontece nessa terça-feira (2), às 20h30. Com entorse no tornozelo, Jimmy Butler preocupa, já que continuou em quadra após sentir dores durante o jogo mas se queixou após o confronto. Julius Randle tem sido reavaliado diariamente e não se sabe como estará na próxima partida.

Foto: Reprodução / NBA TV

instagram