Sem espaço na liga, jogador francês retorna à Europa depois de passagens produtivas por Orlando Magic e New York Knicks
Rosto familiar da NBA durante a última decada, Evan Fournier acertou sua saída da liga e o retorno à Europa. Depois de 12 anos, o francês fechou um acordo com o Olympiacos, da Grécia, por duas temporadas e um valor de US$ 4 milhões. A informação é do jornalista Shams Charania, do portal The Athletic.
O ala-armador fez parte do elenco do New York Knicks na última temporada, mas, a pouca minutagem e as críticas públicas feitas pelo jogador sobre a situação resultaram em uma troca para o Detroit Pistons. No time de Michigan, registrou médias de 7,2 pontos e 18,7 minutos por jogo, em 29 aparições.
Durante o período de free agency, os Pistons optaram por não exercer a opção de renovação no contrato de Fournier, no valor de US$ 19 milhões. Após a decisão, o jornalista Marc Stein já havia antecipado, ainda em julho, a informação de que o ala-armador receberia forte interesse do basquete europeu, assim como de alguns times da NBA.
Fournier optou pelo retorno ao velho continente para se tornar um dos pilares da equipe grega, que chegou às semifinais da Euroliga na última campanha, mas não vence o torneio desde 2013. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o jogador defendeu a seleção francesa, conquistando sua segunda medalha de prata. Suas atuações, contudo, foram mais discretas que o usual, com média de pouco menos de dez pontos por jogo.
Selecionado pelo Denver Nuggets na 20ª posição do Draft de 2012, o ala-armador permaneceu por dois anos na franquia, até se mudar ao Orlando Magic, equipe em que viveu seus melhores momentos na NBA. Deixou a Flórida em 2021, e teve breve passagem pelo Boston Celtics antes de chegar aos Knicks.