Seleção lituana derruba invencibilidade dos EUA e se classifica para as quartas de final no primeiro lugar do grupo J
Neste domingo (3), a Lituânia derrotou os Estados Unidos por 110 a 104 na Manila Mall of Asia Arena, nas Filipinas, pela segunda fase da Copa do Mundo de Basquete.
Com o triunfo, os lituanos derrubam a invencibilidade dos EUA e avançam para as quartas de final como primeiro colocado do grupo J.
Nesta posição, a seleção lituana enfrentará a Sérvia, segunda colocada do grupo I, no seu primeiro confronto do mata-mata. Por sua vez, os Estados Unidos jogarão contra a Itália, primeira colocada do mesmo grupo, na próxima fase da competição.
A Lituânia contou com um excelente jogo coletivo para conquistar a vitória. Vale destacar que todos os jogadores que entraram em quadra pela equipe pontuaram, sendo que sete deles passaram dos dois dígitos de pontuação. Vaidas Kariniauskas foi o cestinha da equipe lituana com 15 pontos e quatro rebotes. Tadas Sedekerskis contribuiu com um duplo-duplo de 11 pontos e 11 rebotes e Jonas Valanciunas, do New Orleans Pelicans, anotou 12 pontos e sete rebotes.
Do lado norte-americano, Anthony Edwards foi novamente o grande destaque com 35 pontos. Jalen Brunson (14 pontos e sete assistências) e Mikal Bridges (14 pontos) completam a lista de destaques na pontuação dos EUA.
O JOGO
A Lituânia iniciou a partida com grande intensidade. Movimentando bem a bola, a equipe encontrava as melhores opções de arremessos, o que resultou em um excelente aproveitamento no perímetro de seis bolas convertidas em seis tentativas. Aliando o ataque a uma defesa consistente, a seleção lituana abriu vantagem de 19 pontos no primeiro quarto (31 a 12).
Os Estados Unidos conseguiram retornar para o segundo período com um ataque melhor. Contudo, a pontuação ficou concentrada no astro Anthony Edwards, que registrou 16 pontos no primeiro tempo e foi o único jogador na seleção estadunidense com mais que quatro pontos. As equipes se equilibraram na parcial do período (25 a 23 para os norte-americanos) e o jogo foi para o intervalo em 54 a 37 para os lituanos.
A partida ficou ainda mais nivelada no terceiro quarto. Os Estados Unidos permaneceram vivos no jogo após abrirem o segundo tempo com uma sequência de 13 a 2. A Lituânia voltou a responder na segunda metade do período, mas não conseguiu evitar a derrota parcial de 28 a 17 e viu sua vantagem desmoronar para quatro pontos (69 a 65)
O último quarto foi marcado por novo equilíbrio entre as equipes. Os Estados Unidos conseguiam boas oportunidades para diminuir a vantagem, mas logo eram inibidos pelas respostas da equipe lituana no ataque. O jogo apresentou certo drama nos segundos finais, mas os Estados Unidos desperdiçaram um roubo de bola que diminuiria a diferença para um ponto. Com o empate parcial no período decisivo (39 a 39), a Lituânia conquistou a vitória por 110 a 104.
(Foto: Divulgação / FIBA)