NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
highlight highlight
MLB
4 de outubro de 2024 - 20:00

New York Yankees x Kansas City Royals (Prévia MLB Playoffs – ALDS 2024)

Com amplo favoritismo, New York Yankees chega na ALDS 2024 com a 'obrigação' de superar o surpreendente Kansas City Royals

Revivendo uma antiga rivalidade dos anos 70, o New York Yankees e o Kansas City Royals duelarão na Série Divisional da Liga Americana (ALDS). O primeiro duelo da série melhor de cinco será realizado neste sábado (5), às 19h38 horário de Brasília, no Yankee Stadium, em New York.

Após um decepcionante 2023 em que ficou de fora dos playoffs, o New York Yankees está de volta a pós-temporada da MLB. Com uma boa campanha, os Yankees (94-68) conquistaram o título da AL Leste e garantiram sua vaga na série divisional sem precisar passar pelo Wild Card.

A equipe não chega na World Series desde 2009, quando se sagrou campeã em cima dos Phillies. Desde então, o mais longe que chegou foi a ALCS, onde New York acabou derrotado cinco vezes – a mais recente em 2022, contra os Astros.

Do outro lado, o Kansas City Royals volta aos playoffs após oito temporadas. Com um núcleo jovem comandado pelo manager Matt Quatrato, os Royals (86-76) são uma das três equipes da AL Central restantes na luta pelo título. Inclusive, apenas os Yankees não representam a divisão central entre os quatro finalistas da Liga Americana.

Em 2015, na última passagem de KC pela pós-temporada, a equipe se sagrou campeã da World Series em cima dos Mets. Um ano antes, o time perdeu a grande final para os Giants em uma emocionante série de sete jogos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kansas City Royals (@kcroyals)

Na série de Wild Card contra o favorito Baltimore Orioles, a jovem equipe de Kansas City superou as expectativas. Com duas performances dominantes no montinho (com destaque para Cole Ragans no jogo 1 e Seth Lugo no jogo 2), os Royals sofreram apenas uma corrida em 18 entradas, silenciando completamente o Camden Yards e eliminando os favoritos à classificação. Agora, a tarefa é mais dura, mas KC já provou ser capaz de superar um time mais forte.

Por ser o campeão da AL Leste, o New York Yankees terá a vantagem do mando de campo na série, jogando as duas primeiras partidas em casa e um possível jogo 5 também no Yankee Stadium.

A SÉRIE: YANKEES X ROYALS

Na temporada regular, as equipes se enfrentaram seis vezes. Nas duas séries, os Yankees levaram larga vantagem sobre os Royals, vencendo cinco jogos e perdendo apenas um.

Em pós-temporada, os times viveram uma rivalidade que envolveu brigas, viradas emocionantes e momentos inesquecíveis nos anos 70. Em 1976, 1977 e 1978, New York superou Kansas City em três finais da Liga Americana, vencendo a World Series nos dois últimos anos.

Porém, em 1980, foi a vez de KC vencer a ALCS, chegando à primeira grande final da historia da equipe, em que acabou derrotado pelo Philadelphia Phillies.

No departamento médico, ambas as equipes têm poucos problemas. O primeira base Anthony Rizzo, com uma lesão no dedo, não estará disponível para os Yankees. Já o infielder DJ LeMahieu e o reliever Jake Cousins, podem voltar ao elenco durante a série. Por fim, o canhoto Nestor Cortes segue de fora da rotação de New York.

Nos Royals, os desfalques certos são apenas os relievers Hunter Harvey e James McArthur. Ambos foram importantes na campanha de 2024, porém, estão fora dos playoffs e só devem retornar na próxima temporada.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MLB ⚾ (@mlb)

No comparativo dos elencos e dos números na temporada, os Yankees levam certa vantagem, principalmente no ataque. O lineup de New York oferece perigo da posição de leadoff até o nono rebatedor. Além disso, a dupla de Aaron Judge e Juan Soto tem potencial para causar estrago e mudar o resultado de um confronto a qualquer momento. Ainda assim, no quesito defensivo, principalmente no infield, os Royals tem um grupo ligeiramente melhor.

No grupo de arremessadores, o equilíbrio é maior. Enquanto a rotação dos Royals é muito mais sólida e consistente, o bullpen dos Yankees é mais seguro. Os previamente citados Cole Ragans e Seth Lugo ancoraram um grupo de titulares que teve o segundo melhor ERA geral (3,55) de toda a liga na temporada regular. Por NY, é inegável a capacidade de Gerrit Cole, Carlos Rodon e Luis Gil. Porém, as lesões e inconsistência desses pitchers deixam a rotação da equipe um ‘nível abaixo’.

Em contrapartida, o bullpen dos Yankees teve o sexto melhor ERA da temporada regular (3,62). Mesmo com os vários sustos de Clay Holmes, o grupo é mais qualificado e sólido do que o dos Royals.

EM QUEM FICAR DE OLHO

O maior pesadelo para qualquer arremessador do mundo, provavelmente, é enfrentar a dupla de Juan Soto e Aaron Judge. Combinados nesta temporada, eles somara 99 home runs e 253 corridas impulsionadas. Ambos chegam em base em mais de 40% das passagens no bastão. Se você consegue eliminar um, ainda tem que lidar com o outro, logo na sequência. Judge é o favorito a MVP da AL, mais uma vez, e ter Soto a sua frente no lineup sem dúvidas contribuiu para sua fantástica temporada.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por New York Yankees (@yankees)

Além dos dois craques, outro destaque dos Yankees é Jazz Chisholm Jr., adquirido em troca com os Marlins. Desde que chegou ao Bronx, Chisholm parece ter reencontrado seu melhor jogo. Em apenas 46 partidas, ele somou 11 home runs, 43 RBIs e 18 base roubadas. Não se pode esquecer também de Giancarlo Stanton, que, mesmo longe da melhor fase da carreira, ainda tem uma potência assustadora no bastão.

Pelo lado dos Royals, Bobby Witt Jr. é a grande estrela e referência da equipe. Em sua terceira temporada, o shortstop viveu o melhor ano da carreira. Com 32 home runs, 109 RBIs e 31 bases roubadas, ele é outro forte candidato da AL ao prêmio de MVP. Da mesma forma que brilha no ataque, a proficiência defensiva de Witt Jr. encanta e decide jogos também.

Último membro restante do elenco campeão dos Royals em 2015, o veterano catcher Salvador Pérez não pode ser esquecido. Eleito MVP da World Series na conquista de KC, Pérez já se provou clutch infinitas vezes. Sua experiência comandando o jogo atrás do home plate e seu poder ofensivo podem ser cruciais para os Royals, mais uma vez.

AGENDA ALDS: NEW YORK YANKEES X KANSAS CITY ROYALS

Jogo 1 – Royals @ Yankees (Yankee Stadium, 05/10, 19h38)
Prováveis titulares: Gerrit Cole (NYY) x Michael Wacha (KC)

Jogo 2 – Royals @ Yankees (Yankee Stadium, 07/10, 20h38)
Prováveis titulares: Carlos Rodon (NYY) x Brady Singer (KC)

Jogo 3 – Yankees @ Royals (Kauffman Stadium, 09/10, horário a ser determinado)
Prováveis titulares: A confirmar

Jogo 4 (se necessário) – Yankees @ Royals (Kauffman Stadium, 10/10, horário a ser determinado)
Prováveis titulares: A confirmar

Jogo 5 (se necessário) – Royals @ Yankees (Yankee Stadium, 12/10, horário a ser determinado)
Prováveis titulares: A confirmar

PALPITE: Yankees em 5

Os Yankees têm o melhor elenco, mais experiência, o favoritismo e a vantagem de decidir a série em casa. Porém, de folga desde o fim da temporada regular, a equipe não pode entrar ‘enferrujada’ no jogo 1, sair derrotada e se ver correndo atrás de uma virada na série.

O time de Kansas City é ‘brigador’ e parece jogar ‘com a faca nos dentes’. Para os Royals levarem essa ALDS, eles terão que encontrar alguma forma de anular o aniquilador ataque dos Yankees.

No final das contas, New York não terá vida fácil, e provavelmente tomará alguns sustos ao decorrer dos cinco jogos. Mesmo assim, os comandados de Aaron Boone avançarão para a grande final da Liga Americana.

instagram