NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Prévia 24-25 Podcast Video
NBA
2 de outubro de 2024 - 07h10

Atlanta Hawks: Prévia NBA 2024-25

Após temporada decepcionante, Atlanta apostam no aumento da produção do núcleo de jovens do elenco

Participante dos playoffs da Conferência Leste em três das últimas quatro temporadas, o Atlanta Hawks teve um ano decepcionante em 2023-24, ficando apenas com a décima colocação do Leste e caindo para o Chicago Bulls no play-in.

Quin Snyder comandou a equipe em uma temporada completa pela primeira vez, tendo 36 vitórias e 46 derrotas. A inconsistência em quadra foi sucedida pela troca de Dejounte Murray e a entrega de maior protagonismo ao núcleo de jovens da franquia.

O que esperar do Atlanta Hawks nesta temporada?

Após oito temporadas como head coach do Utah Jazz, Snyder assinou com os Hawks para treinar o time durante a reta final da temporada 2022-23. Sob seu comando, Atlanta alcançou os playoffs daquele ano, mas foram derrotados pelo Boston Celtics logo na primeira rodada.

Apesar das boas expectativas com a dupla Trae Young e Dejounte Murray, a temporada 2023-24 foi decepcionante para o time da Geórgia, que sofreu com inconsistências entre os dois lados da quadra. Enquanto o ataque tinha a quinta melhor marca da liga em pontos por jogo (118,3) e pace (100,1), a defesa prejudicava o desempenho com a terceira pior média em pontos cedidos (120,5).

Além disso, jogadores-chave do elenco, como o próprio Young, Jalen Johnson e De’Andre Hunter, sofreram com lesões e perderam múltiplas partidas ao longo do ano. O resultado foi uma classificação ao play-in com campanha negativa (36-46) e eventual derrota para o Chicago Bulls na partida eliminatória.

Em contraponto a maré de pouca sorte durante o campeonato, Atlanta começou a offseason com o pé direito. A equipe conquistou a primeira escolha geral do Draft na loteria, desbancando as piores campanhas de Washington Wizards e Detroit Pistons para ficar com a pick que tinham 3% de chance de receber.

O ativo foi aproveitado em Zaccharie Rishacher, ala francês de 2,04 m de altura e 2,07 m de envergadura que se destacou entre os principais nomes da classe. Conhecido por seu atletismo e talento como um jogador two-way, Rishacher atuou pelo time JL Bourg, onde anotou médias de 10,1 pontos, 3,8 rebotes e 33,8% de aproveitamentos nos arremessos de três, antes de ser recrutado à NBA.

Na Summer League, o novato também teve participação sólida com 14,5 pontos por jogo e 39% de eficiência no perímetro. Suas habilidades na criação de jogadas, recuperação de rebotes e defesa certamente lhe renderão bons minutos na rotação.

Um dos jogadores que disputarão posição com Rishacher é De’Andre Hunter, que teve 15,6 pontos e 38,5% de aproveitamento do perímetro durante a última temporada. Inicialmente, Hunter deverá ser o titular da posição, mas o jogador costuma ter dificuldade em se manter saudável e consistente, o que pode contribuir para que o novato assuma a posição no quinteto inicial.

Ainda na janela de contratações, os Hawks viram nomes de importância deixarem a equipe. O principal deles foi Dejounte Murray, que foi trocado ao New Orleans Pelicans por  Larry Nance Jr., Dyson Daniels e duas escolhas de primeira rodada. O ala-armador de 28 anos foi o segundo maior pontuador do elenco em 2023-24, tendo médias de 22,5 pontos, 6,4 assistências, 5,3 rebotes e 45,9% de eficiência em quadra.

A troca de Murray permitiu que Atlanta reunisse mais ativos para Drafts futuro, um sinal de que a franquia focará no desenvolvimento de seu núcleo de jovens. Para liderar os talentos, Young seguirá sendo a figura de referência na equipe.

Mesmo ficando fora por 23 partidas consecutivas por conta de uma lesão no ligamento colateral radial no dedo mínimo da mão esquerda, o astro esteve no All-Star e registrou 25,7 pontos, 10,8 assistências (melhor de sua carreira) e 37,3% de cestas convertidas do perímetro durante 2023-24. Não existem dúvidas de que uma boa temporada de ‘’Ice Trae’’ pode colocar Atlanta na disputa por uma vaga na pós-temporada.

Entre os remanescentes, Bogdan Boganovic deve assumir a vaga deixada por Murray e ter papel importante após registrar o melhor ano de sua carreira. O sérvio liderou a liga em pontos saindo do banco com 16,8 nos 46 jogos que disputou como reserva. Seu aproveitamento de 37,4% nos chutes de três (8,1 tentativas por jogo) também destacam o jogador como uma forte arma ofensiva.

Jalen Johnson é outro nome que certamente estará entre os titulares. Ele foi uma das gratas surpresas da franquia no decepcionante campeonato de 2023-24, tendo boa participação defensiva e sendo o terceiro principal marcador do time com 16 pontos por jogo e 51,1% de aproveitamento em quadra. Lesões no pulso e tornozelo limitaram a temporada do então terceiranista em 56 jogos, mas seu impacto em quadra foi suficiente para alimentar boas expectativas para os próximos anos.

O garrafão seguirá sob a responsabilidade do pivô Clint Capela, que anotou 11,5 pontos e 10,6 rebotes, tendo a sétima temporada consecutiva com duplo-duplo de média na NBA. O jovem Onyeka Okongwu também merece um destaque como backup no setor após evoluir seus números para 10,2 pontos e 6,8 rebotes em 25,5 minutos de média que teve ao longo de 2023-24.

Apesar de jogadores talentosos formarem o quinteto titular, a equipe da Geórgia pouco reforçou seu banco de reservas durante a offseason e, por isso, precisará contar com o aumento na produção de seu núcleo jovem para sonhar com uma boa posição do Leste. Além disso, manter seu elenco saudável e melhorar o setor defensivo serão outros desafios que os Hawks enfrentarão ao longo do ano.

Com várias arestas a serem aparadas, Atlanta deve ter um caminho parecido ao observado durante a temporada passada e seguirem na briga por uma vaga na pós-temporada via play-in.

Principais chegadas: Zaccharie Risacher e Larry Nance Jr.

Principais saídas: Saddiq Bey, Dejounte Murray e A.J. Griffin

Ponto forte: Os Hawks chegam para a temporada 2024-25 com um quinteto titular talentoso. Junto à liderança dos veteranos, o crescimento na produção dos jogadores mais jovens coloca Atlanta na disputa pela pós-temporada.

Ponto fraco: Com a saída de Dejounte Murray e poucas adições na offseason, o elenco dos Hawks perdeu profundidade. A dependência em jogadores com menos experiência na liga custará muitos resultados positivos ao longo da temporada.

Campanha em 23-24: 36 vitórias e 46 derrotas (10° no Leste)

Provável quinteto: Trae Young, Bogdan Bogdanovic, De’Andre Hunter, Jalen Johnson e Clint Capela

Franchise player: Trae Young

Sexto homem: Zaccharie Risacher

Head coach: Quin Snyder

Briga por: Vaga no play-in

instagram