NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
Paris 2024
10 de agosto de 2024 - 18h08

Estados Unidos batem França e conquistam a medalha de ouro

Com vitória para cima da França, basquete masculino dos Estados Unidos chega a 17ª medalha de ouro olímpica, quinta consecutiva

O Dream Team confirmou o favoritismo, bateu a França por 98 a 87 e conquistou a medalha de ouro no basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Jogando na Bercy Arena lotada neste sábado (10), os americanos não encontram facilidade para bater os donos da casa em Paris, mas no fim mostraram que eram sim o melhor time a entrar nas Olimpíadas e ficaram com a vitória.

Discreto em muitos momentos da grande final, Stephen Curry ativou o modo “Brinquedinho Assassino” na hora derradeira da partida e matou quatro bolas triplas consecutivas. O armador finalizou a decisão sendo o nome do jogo com 24 pontos e 5 assistências e mais uma vez fez história.

Ao lado dele e tão brilhante quanto, Kevin Durant marcou 15 pontos, com 4 assistências e 4 rebotes e Devin Booker surgiu com os mesmos 15 pontos.

LeBron James, que de novo parecia um garoto em quadra, teve double-double com 14 pontos e 10 assistências, além de outros 6 rebotes.

Pelo lado francês, destaque para Victor Wembanyama com 26 pontos, 7 rebotes e 2assistências.

Guerschon Yabusele foi outro bom nome, com 20 pontos e 2 rebotes, enquanto o veterano Evan Fournier anotou 12 pontos.

Com a vitória, o time americano de basquete masculino chegou a 17 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, um recorde absoluto, sendo cinco delas seguidas nas últimas Olimpíadas.

A França, por sua vez, chega a 4ª medalha de prata em sua história, curiosamente quatro vices campeonatos com derrotas para os Estados Unidos.

O JOGO

A partida começou em ritmo acelerado. Logo de cara, LeBron James mostrou que não estava de brincadeira e abriu o placar com linda enterrada.

Do outro lado, Victor Wembanyama empatou a partida para o selecionado Francês.

O quarto inicial foi parelho, com pequena vantagem para os norte-americanos que tiveram LeBron, Kevin Durant, Devin Booker e Anthony Davis calibrados e participativos no ataque e Anthony Edwards que entrou em quadra ligadaço na defesa.

Pelo lado francês, destaque no começo para Wemby e Guerschon Yabusele em vitória americana por 20 a 15.

No segundo quarto, os Estados Unidos começaram com tudo abrindo a vantagem, mas logo a França chegou a virar o placar com duas bolas triplas acertadas de maneira consecutiva e uma enterrada de Wembanyama.

Steve Kerr parou o jogo e voltou com sua força máxima para quadra e logo Stephen Curry, até então sumido, surgiu para matar duas bolas do perímetro (sendo uma marcado por Wemby), para já recolocar o Dream Team em vantagem.

A França continuava a vender caro o placar e contava com um Yabusele brigador e até provocativo para cima dos adversários. Já para o fim do primeiro tempo, o francês partiu para cima de LeBron e conseguiu linda enterrada, sofrendo falta para transformar a jogada em três pontos.

No fim, o próprio Yabusele matou bonita bola, no estouro do relógio. 29 a 26 para os americanos na parcial e times nos vestiários com jogo 49 a 41 em favor dos Estados Unidos.

Depois do intervalo os EUA fizeram dois pontos com Kevin Durant e logo Curry meteu outra de três pontos. A França tentava resistir bravamente contra um adversário com mais qualidade e muito mais poder de fogo, mas os americanos foram abrindo vantagem.

No entanto, o resiliente time francês voltou a encostar no marcador já para o fim do período, com boa sequência de cinco pontos seguidos de Victor Wembanyama.

Nos últimos segundos, dois pontos para a França cortar ainda mais a margem e na última ação do terceiro quarto, roubada de bola de Nando de Colo para cima de Durant e dois pontos para os donos da casa que venceram a parcial por 25 a 23.

Com o placar apontando 72 a 66 para os Estados Unidos, o quarto período ainda nos proporcionou bons e épicos momentos antes da definição de quem ficaria com o ouro Olímpico.

Se tratando dos últimos 10 minutos de um jogo que varia o lugar mais alto no pódio das Olimpíadas 2024, a partida ficou mais nervosa.

Atrás do placar, a França seguiu tentando remar e já nos minutos finais conseguiu boa sequência e ótimo encaixe na marcação para deixar a vantagem americana em apenas 3 pontos.

O ginásio vinha abaixo quando Curry matou linda bola de três pontos para dar novo fôlego ao Dream Team, que estava ameaçado naquele momento.

O fim de jogo foi de certa forma histórico e Curry mostrou ao mundo, mais uma vez, o quanto ele é gigante dentro do esporte. O armador do Golden State Warriors chamou a responsabilidade e matou outras três bolas triplas seguidas, sendo duas do meio da rua e uma delas totalmente desequilibrado.

A França não entregava os pontos e Nicolas Batum e Wemby também responderam com bolas de três para manter o time europeu vivo. Mas o Dream Team queria o 17º ouro em sua história e não arredou pé disso!

História americana em Paris! Mais um show de Curry em sua brilhante carreira e ouro para os Estados Unidos com 98 a 87.

Foto: Reprodução FIBA Basketball

instagram