NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Paris 2024
27 de julho de 2024 - 19h07

Em jogo acirrado, Canadá vence Grécia na estreia das Olimpíadas

Shai Gilgeous-Alexander (21 pontos) e RJ Barrett (23 pontos) foram os destaques da seleção canadense

A seleção canadense fez sua estreia nas Olimpíadas de Paris com vitória sobre a Grécia por 86 a 79 no Estádio Pierre Mauroy, em Villeneuve-d’Ascq, neste sábado (27). Apesar de um susto com reação grega nos minutos finais, a partida que marcou o retorno do Canadá aos Jogos após 20 anos foi vencida de ponta a ponta pelo time liderado por Shai Gilgeous-Alexander.

”SGA” foi decisivo ao anotar bandeja que brecou uma possível virada dos europeus no minuto final da partida. Ele fechou sua participação como o destaque da equipe com 21 pontos, sete assistências, cinco rebotes e dois tocos.

O cestinha do Canadá foi RJ Barrett, que contribuiu com 23 pontos em 8/13 de eficiência nos chutes, quatro rebotes e três assistências. Dillon Brooks foi o terceiro atleta a superar os dois dígitos de pontuação com 14 pontos e cinco rebotes. Lu Dort foi o destaque defensivo do time, tendo o maior plus minus (26) do jogo.

Pela Grécia, Giannis Antetokounmpo foi o grande nome com 34 pontos, cinco rebotes e 11/17 de aproveitamento em quadra. Apesar do restante do time decepcionar ofensivamente (23/59 nos chutes), o ”Greek Freak” ainda contou com a boa ajuda de Kostas Papanikolaou, que anotou 17 pontos, quatro rebotes e três assistências.

Canadá e Grécia compõem o Grupo A do basquete olímpico ao lado de Austrália e Espanha, que se enfrentaram mais cedo neste sábado (27) com resultado favorável para o time da Oceania. Na próxima rodada, que acontece na terça-feira (30), os canadenses enfrentam os australianos enquanto os gregos duelam contra os espanhóis.

O JOGO

O Canadá começou a dominar o jogo no primeiro tempo. Movimentando a bola com muita facilidade para encontrar as melhores opções de arremesso, a equipe logo abriu uma vantagem de 19 a 7 na metade inicial da etapa. Essa diferença foi suficiente para garantir a vitória na parcial do período, que terminou em 26 a 22 após os gregos equilibrarem o jogo.

Apesar da distância no marcador subir para dez pontos (37 a 27) no segundo quarto, a seleção grega continuou pressionando o placar com boas atuações de Antetokounmpo e Papanikolaou. Ambos os atletas lideraram uma sequência que diminuiu a vantagem canadense para cinco pontos (41 a 36). No entanto, a Grécia voltou a cometer erros na quadra de ataque durante a reta final, abrindo caminho para que o adversário recuperasse os dois dígitos de diferença (48 a 38) antes do intervalo.

A Grécia seguiu demonstrando pequenas reações durante o terceiro período, em que Lu Dort e Dillon Brooks, jogadores com boa contribuição defensiva, ficaram pendurados com quatro faltas. Canadá teve um início forte e chegou a abrir 15 pontos, mas Antetokounmpo liderou uma boa sequência que cortou a diferença para oito (58 a 50). A distância seguiu a mesma até o fim do período, fechado em 68 a 60 para o Canadá.

Sem Dort em quadra, os canadenses assistiram o adversário encostar ainda mais no último período. A vantagem caiu para quatro pontos (72 a 68) antes que o armador voltasse para a quadra e, além de contribuir para uma diminuição no ritmo dos gregos, convertesse um arremesso de três pontos que aliviou o momento do jogo. Após outro chute do perímetro convertido por SGA, Canadá liderava por dez pontos novamente (78 a 68).

O jogo parecia encaminhado com 4:23 minutos no relógio, mas alguns erros possibilitaram uma sequência de 10 a 0 da Grécia, que cortou a distância para apenas dois pontos (80 a 78) com um minuto restante. Apesar do momento favorável aos gregos, SGA converteu uma bandeja que aliviou a situação do Canadá, que voltou a ficar quatro pontos à frente (82 a 78). Na jogada seguinte, Antetokounmpo sofreu falta, mas não converteu um dos arremessos livres e as chances de uma virada se esvaíram. Dessa forma, o jogo terminou com a vitória do Canadá por 86 a 79.

(Foto: Divulgação / FIBA)

instagram