NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
highlight highlight
NHL
26 de julho de 2024 - 20:39

Patrik Laine é liberado do programa de assistência aos jogadores da NHL

Laine e os Blue Jackets já conversavam para acertar uma troca

Segundo noticiado nesta sexta-feira (26) por Aaron Portzline, do The Athetic, o atacante Patrik Laine, do Columbus Blue Jackets, foi liberado do programa da NHL/NHLPA de assistência aos jogadores daa liga.

Desde junho houve relatos que Laine e os Blue Jackets estavam trabalhando juntos para facilitar uma troca do atleta. A liberação do atacante do programa será um catalisador para esse processo, visto que durante as discussões entre as partes já havia clubes com interesse em abrir tratativas pelo jogador, como foi declarado por Don Waddell, general manager e presidente de operações de hóquei da franquia.

O programa de assistência aos jogadores foi um projeto em ação conjunta entre a NHL e o sindicato dos jogadores (NHLPA), com o intuito de ajudar os atletas quando estes estiverem sofrendo por algum distúrbio de saúde mental, abuso de substâncias ou outros problemas. Instaurado em 1996, o programa também acoberta os membros familiares dos jogadores. O suporte prestado aos atletas, que por sinal é de cunho voluntário, é por meio de aconselhamento, tratamento, linha direta com profissionais da saúde mental e outras formas de amparo.

Como trata-se de um tema sensível, o programa foi criado baseado na confidencialidade, assim as duas organizações (NHL e NHLPA) nunca discutiram entre si o motivo pelo qual o jogador adentrou no programa. Habitualmente apenas anunciam que o atleta ficará fora indefinidamente (continuando recebendo seus vencimentos) e que seu retorno se dará no momento que os administradores do programa tiverem atestado seu estado.

Laine limitou-se a apenas 18 jogos durante a última temporada, tendo marcado seis gols e três assistências. Ele passou por uma série de lesões antes mesmo de entrar no programa em janeiro, como fator de cuidado a sua saúde mental e bem-estar. Atualmente, o jogador de 26 anos ainda está se recuperando de uma cirurgia no ombro.

O histórico de lesões atrapalhou o seu desenvolvimento de Laine, desde que ele desembarcou em Columbus em 2021. Mesmo assim o atacante conseguiu ser produtivo, mantendo uma média de 65 pontos por 82 jogos disputados, numa análise durante suas quatro temporadas na equipe de Ohio. Ele ainda tem dois anos de contrato com vencimentos de US$8,7 milhões.

O finlandês foi draftado com a segunda escolha geral de 2016 pelo Winnipeg Jets, o qual defendeu por cinco temporadas e 306 jogos, marcando 140 gols e 110 assistências. Já no seu primeiro ano, depois de 73 jogos e marcando 36 gols e 28 assistências, ele foi um dos finalistas do Troféu Calder, dado ao melhor calouro da temporada. No ano seguinte, ele conseguiu melhorar ainda mais o seu desempenho, com o que foi até hoje a sua melhor campanha na NHL, chegando à marca de 70 pontos, 44 gols e 26 assistências, e atuando em todas as partidas da temporada regular.

(Crédito na Foto: Reprodução/Site Oficial da NHL)

instagram