NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
Paris 2024
7 de julho de 2024 - 15h07

Brasil domina Letônia e consegue classificação às Olimpíadas de 2024

Seleção brasileira tem excelente primeiro quarto e volta às Olimpíadas pela primeira vez, sem ser como país-sede, desde 2012

Bruno Caboclo - Brasil x LetôniaA seleção brasileira de basquete masculino viveu neste domingo (7) um de seus melhores jogos do ciclo. Na final do torneio pré-olímpico de Riga, na Letônia, o Brasil encarou os donos da casa e dominou o jogo desde o primeiro quarto para vencer por 94 a 69 e conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.

O Brasil não havia conseguido se classificar para Tóquio 2021 e foi para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, como país-sede. A última vez que o Brasil foi para as Olimpíadas no basquete masculino por meios de classificação foi em 2012, em Londres.

Bruno Caboclo novamente foi o grande destaque brasileiro, terminando com 21 pontos, quatro rebotes e dois tocos. Ao lado do pivô, o ala Léo Meindl também teve um jogo irretocável, registrando 20 pontos, nove rebotes e dois roubos. Outro que já vinha de bom jogo contra Camarões e repetiu a dose contra a Letônia foi Georginho. O ala-armador conquistou 14 pontos e cinco assistências.

A seleção brasileira teve uma atuação incrível do lado defensivo, mas no ofensivo, que foi um problema nessa trajetória, brilhou ainda mais. O Brasil acertou 26/52 arremessos de quadra, sendo 13/24 (54%) da linha dos três, além de 29/34 (85%) na linha do lance livre.

O lado letão repetiu as coisas ruins que lidaram nesta reta final de competição, como o baixo aproveitamento nos três pontos, principal arma ofensiva dos europeus. Os letões acertaram somente 8/29 (28%) bolas de três, liderados pelos 14 pontos e 2/4 bolas de três do armador Arturs Zagars. Rihards Lomazs teve 15 pontos e Rolands Smits contribuiu com 14 também.

O jogo

O Brasil começou a partida com uma intensidade dos dois lados da quadra incrível. A melhor da competição e uma das melhores de todo esse ciclo entre jogos olímpicos. A equipe brasileira dominou defensivamente e foi muito assertiva no ataque, anotando incríveis oito bolas de três no primeiro período, incluindo uma de antes do meio da quadra de Caboclo no estouro do cronômetro. Ao fim dos primeiros dez minutos, os brasileiros lideravam por incríveis 34 a 11.

No segundo quarto, o Brasil teve um susto com a saída de Yago, que sentiu dores na perna esquerda e não voltou. Ainda assim, o Brasil controlou o placar na parcial. Os letões cortaram para um máximo de 14 durante a parcial, melhorando muito seu aproveitamento nos arremessos mas não encostaram mais no primeiro tempo e foram para o intervalo perdendo por 49 a 33, depois de dois pontos de Gui Santos no estouro do relógio.

Se no segundo quarto, o Brasil lidou com uma melhor Letônia, no terceiro, novamente se sobressaiu. Com um Georginho intenso dos dois lados da quadra, o Brasil voltou a abrir mais de 20 pontos depois de enterrada dele com 6:52 por jogar no relógio (58 a 37). As equipes trocaram cestas até os últimos três minutos, quando os brasileiros emplacaram de 9 a 1 para fechar o quarto e partir para os últimos dez minutos com 26 de vantagem (72 a 46).

Com a grande vantagem construída e todo o nervosismo do outro lado, o Brasil não colapsou em momento nenhum no quarto período, não permitindo a distância baixar dos 20 pontos.

Matéria atualizada às 15h20 de 7 de julho de 2024.

(Foto: Reprodução site / FIBA.com)

instagram