NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
25 de junho de 2024 - 19h06

Dono do Arizona Coyotes desiste de reativar a franquia

Alex Meruelo, dono da franquia, abandona projeto da NHL de ter novo time no estado; ele tinha até 2027 para apresentar uma nova arena

Alex Meruelo, dono do Arizona Coyotes, desistiu de reativar a franquia. A notícia é de Craig Morgan, do PHNX Sports, publicada nesta segunda-feira (24). O empresário havia recebido uma promessa da NHL de receber um novo time e ter acesso a um Draft de expansão caso conseguisse uma nova arena até 2027. Problemas legais com o governo do estado, no entanto, impediram que o projeto de um ginásio na Zona Norte de Phoenix se concretizasse.

Embora, na prática, o elenco, a comissão técnica e todo o staff tenha se mudado para o Utah, com novos proprietários, dando origem ao time provisoriamente chamado Utah Hockey Club, a NHL trata o novo clube como uma franquia à parte do antigo Arizona Coyotes.

Oficialmente, é como se o Utah fosse uma franquia de expansão que herdou todo o espólio dos Coyotes, inclusive os jogadores e as escolhas de Draft, não sendo necessário, portanto, um Draft de expansão.

A franquia Arizona Coyotes, por sua vez, foi declarada inativa, com promessa de reativação caso o pré-requisito de uma nova arena fosse cumprido por seu proprietário, Alex Meruelo.

Para alcançar o objetivo, o bilionário se dispôs a adquirir um terreno de 44 hectares em North Phoenix, zona norte da cidade de Phoenix. O leilão pela área estava agendado para esta quinta-feira (28), mas foi cancelado pelo Departamento Agrário do Estado do Arizona na última sexta-feira (21).

A autarquia governamental não ofereceu maiores explicações para o cancelamento, informando apenas que seria de “maior interesse público” que o leilão fosse realizado em um outro momento e manifestou interesse em seguir negociando com Meruelo.

O empresário, no entanto, declarou que a negociação é “inviável” e informou os profissionais que continuam trabalhando na franquia inativa que não pretende seguir com o projeto.

Embora esteja abrindo mão dos Coyotes, Meruelo segue no ramo do hóquei no gelo. Ele é proprietário do Tucson Roadrunners, clube da American Hockey League que tinha acordo de filiação com os Coyotes. A franquia já revelou acordo para seguir filiada ao novo Utah Hockey Club.

Foto: NHL.com

instagram