NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
17 de junho de 2024 - 18h06

Campeão da EuroLeague, Ergin Ataman está aberto à NBA só para ser técnico principal

Três vezes campeão da EuroLeague nos últimos quatro anos, Ataman revela que já teve convite para ser assistente na NBA há dois anos

Ergin Ataman - PanathinaikosTécnico do Panathinaikos, da Grécia, atual campeão da EuroLeague, Ergin Ataman concedeu uma entrevista a Fernando S. Tavero, do AS.com, no ar nesta segunda-feira (17), e revelou que já recebeu uma proposta da NBA para ser assistente técnico há dois anos, mas que hoje só aceitaria uma oferta se fosse para ser técnico principal de uma equipe.

“Honestamente, dos anos atrás, tive conversas com um general manager de um importante time da NBA. Não posso dar nomes. Todos sabem que eu gostaria de tentar a NBA no futuro. Ser o primeiro técnico europeu. Sei que Jordi Fernandez (espanhol, novo técnico do Brooklyn Nets) está lá, mas ele treinou lá, nunca treinou na Europa. Digo sobre ser o primeiro europeu a chegar lá saindo da Europa”, disse o veterano técnico turco de 58 anos.

Ataman continuou sobre o tema: “Como disse, dois anos atrás, tivemos conversas. Entretanto, não foi algo que me convenceu. Eles disseram que eu teria que ir lá para ser parte de uma comissão por alguns anos, ser um assistente técnico, mas estou com 58 [anos] agora. Não quero me comparar com ninguém, mas com meus resultados nos últimos cinco anos, eu sou o número um da EuroLeague (risos). Então, por que eu seria assistente na NBA?”.

Em sua primeira temporada com o Panathinaikos, Ataman levou a equipe a seu sétimo título da história na EuroLeague na atual temporada. Antes disso, pelo Anadolu Efes, ele foi campeão em 2021 e 2022 e chegou à final em 2019. Como a temporada 2020 foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19, foram quatro finais nas últimas cinco temporadas e três títulos.

“Se alguém quiser me oferecer uma oportunidade, tem que ser de técnico principal, baseado no que eu conquistei aqui na Europa. Não tive nenhuma proposta séria para considerar. É um mundo diferente”, completou o vitorioso técnico.

Logo depois do título da EuroLeague, Giannis Antetokounmpo, astro do Milwaukee Bucks e da NBA que estava acompanhando a final, disse que Ataman era o melhor técnico do mundo. Atualmente, o grego é treinado por Doc Rivers nos Bucks.

(Foto: Reprodução Twitter / Panathinaikos BC)

instagram