NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
Podcasts
10 de junho de 2024 - 00h06

Celtics superam jogo ruim no perímetro, batem Mavericks e abrem 2 a 0 nas finais

Mesmo com um aproveitamento baixo em sua especialidade, Boston contou com mais uma exibição exemplar de sua defesa para ampliar a vantagem

Boston Celtics e Dallas Mavericks voltaram a se enfrentar neste domingo (9), em duelo válido pelo segundo jogo das finais da NBA. Aproveitando a energia de sua torcida em um TD Garden lotado, os Celtics dominaram os adversários mais uma vez, vencendo por 105 a 98 e abrindo 2 a 0 na série diante dos texanos.

Mais uma vez, Boston mostrou por que é o melhor time da liga. Mesmo com um baixo aproveitamento do perímetro (23,1%), especialidade de seu ataque, os celtas demonstraram toda versatilidade de seus jogadores, vencendo a batalha dos turnovers (15 a 11) e limitando os Mavericks a mais um jogo de menos de 100 pontos anotados.

Desta vez, Jrue Holiday foi o grande nome ofensivo da noite, anotando 26 pontos e 11 rebotes. Jaylen Brown terminou com 21 pontos, sete assistências e três roubos de bola. Jayson Tatum flertou com um triple-double, marcando 18 pontos, distribuindo 12 assistências e coletando nove rebotes. Quem também fez 18 pontos foi Derrick White, que teve ainda cinco rebotes e três roubos de bola. Kristaps Porzingis, que havia brilhado no jogo 1, contribuiu com 12 pontos, mas preocupou os torcedores ao deixar a quadra sentindo dores no último quarto.

Luka Doncic registrou seu primeiro triple-double em finais, com 32 pontos, 11 assistências, 11 rebotes e quatro roubos de bola. O lado negativo foram os oito turnovers cometidos pelo esloveno. Depois de um bom primeiro quarto, Kyrie Irving terminou com apenas 16 pontos e seis assistências, P.J. Washington teve 17 pontos e sete rebotes. Daniel Gafford terminou com 13 pontos e nove rebotes, enquanto Derrick Jones Jr. contribuiu com 11 tentos.

O JOGO

Desde o início, a dupla Doncic e Irving demonstrou agressividade na definição das jogadas, especialmente com o esloveno, que priorizava os arremessos e explorava as marcações de mano a mano dos celtas, sem procurar passes para companheiros.

Boston buscava repetir a receita de sucesso da partida anterior, tentando aproveitar os mismatches, mas, com baixo aproveitamento. Com muita dedicação defensiva de ambos os lados, o jogo permaneceu equilibrado até o fim, com a leve vantagem de Dallas: 28 a 25.

Os Celtics não conseguiam manter o bom aproveitamento no perímetro, mas, encontravam caminho livre para pontuar no garrafão, principalmente com Holiday. Do outro lado, Doncic já ultrapassava a marca dos 20 pontos, porém, sem impedir a virada adversária.

Depois de algumas trocas de cestas, Derrick Jones Jr. apareceu bem dos dois lados da quadra e manteve os Mavericks no páreo. Ao fim do primeiro tempo, os donos da casa venciam por 54 a 51.

Voltando do intervalo, os visitantes tentaram aproveitar a vantagem de estatura de Gafford sobre Tatum, obtendo algum sucesso. A partir dos quatro minutos, no entanto, a equipe texana parou de pontuar e viu a desvantagem aumentar.

Boston deixava os coadjuvantes adversários livres no perímetro, aproveitando os erros para castigar os Mavs no garrafão. Buscando atacar Doncic na defesa a todo momento, os mandantes não encontraram dificuldades para levar a vantagem a 13 pontos.

Entrando no quarto final com a liderança (83 a 74), os celtas se mantiveram à frente confortavelmente durante todo o período. Enquanto Dallas enfrentava verdadeiras batalhas para garantir pontos suados, Boston batia para dentro e encontrava arremessos livres a todo momento.

Já na metade final, os Mavs tiveram a chance de encostar no placar. Defendendo com mais inteligência, deixaram o jogo em cinco pontos após and one de Doncic. Depois de um toco de Jones Jr., Washington sofreu falta de Brown na tentativa de bandeja no contra-ataque. A arbitragem não marcou, Brown converteu uma bandeja decisiva e fechou o jogo em favor dos mandates.

(Foto: Reprodução X/Boston Celtics)

instagram