NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
27 de maio de 2024 - 14h05

Lenda de Blazers e Celtics, Bill Walton morre aos 71 anos

Ex-atleta duas vezes campeão da NBA e membro do Hall da Fama faleceu em decorrência de um câncer

Bill Walton, ex-pivô da NBA e membro do Hall da Fama, morreu aos 71 anos nesta segunda-feira (27), vítima de câncer. A morte do ex-jogador com passagens marcantes por Portland Trail Blazers e Boston Celtics foi confirmada oficialmente pela liga.

Bill Walton era, realmente, único”, afirmou o comissário da NBA, Adam Silver, em comunicado. ”Como um jogador do Hall da Fama, ele redefiniu a posição de pivô. Suas versatilidade única o fez uma força dominante em UCLA e o liderou para um prêmio de MVP em temporada regular e finais, dois títulos da NBA e uma vaga nos times de 50º e 75º aniversário [da liga]”.

Pivô com 2,10 metros de altura, Walton conquistou sucesso no basquete universitário jogando por UCLA. Ele foi duas vezes campeão do College Basketball e nomeado o melhor jogador dos Estados Unidos em três oportunidades.

Sua dominância o tornou a primeira escolha do Draft de 1974, sendo selecionado pelo Portland Trail Blazers. Com a franquia do Oregon, Walton foi o principal nome e MVP da conquista do primeiro e único título na história da equipe ao bater o Philadelphia 76ers em seis jogos, em 1977. Na temporada seguinte, ele foi o MVP da liga com médias de 18,9 pontos, 13,2 rebotes e cinco assistências.

Nos anos seguintes, o pivô lidaria com lesões no pé que o limitaram durante passagem pelo Los Angeles Clippers. Em 1985-86, Walton assinou com o Boston Celtics, onde conquistou seu segundo título na NBA ao superar o Houston Rockets em seis jogos, logo em 1986. As lesões voltariam a atormentar o atleta em 1987 e ele anunciaria sua aposentadoria após 1988.

Após deixar a NBA, Walton iniciou carreira nas transmissões da liga. Em 2002, se juntou à ESPN norte-americana como principal analista de jogos antes de voltar suas atenções ao College Basketball, em 2012. Em 2009, a American Sportscasters Association nomeou o ex-pivô como um dos 50 melhores comentaristas esportivos da história.

Seu filho, Luke Walton, jogaria na NBA por dez temporadas com as camisas de Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers, conquistando dois títulos com a primeira. Atualmente, Luke é assistente técnico na franquia de Ohio.

(Foto: Reprodução X / Portland Trail Blazers)

instagram