NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
19 de maio de 2024 - 00h05

Em fim de jogo insano, Mavericks vencem Thunder e fecham série

Equipe de Dallas chegou a estar perdendo por 17 pontos, mas cresceu no segundo tempo e virou com arremessos livres no fim: 4 a 2 na série

Derrick Jones e Jalen WilliansO Dallas Mavericks está de volta às finais da Conferência Oeste da NBA!

Jogando diante da sua torcida, a equipe precisou se recuperar de uma desvantagem que chegou a ser de 17 pontos para vencer o Oklahoma City Thunder por 117 a 116, em jogo disputado neste sábado (18), no American Airlines Center, em Dallas, para fechar a série em 4 a 2 e seguir vivo.

Com a lenda Dirk Nowitzki nas arquibancadas, Luka Doncic, Kyrie Irving e companhia não começaram o jogo bem, mas acordaram no segundo tempo para conseguir incrível virada nos segundos finais, com dois arremessos livres acertados por P.J. Washington, para fechar a partida e a série, despachando o OKC Thunder, time de melhor campanha do Oeste na temporada regular.

Doncic foi o grande destaque da equipe vencedora, com triple-double de 29 pontos, dez assistências e dez rebotes, além de dois roubos de bola.

Kyrie Irving fez primeiro tempo muito abaixo, mas surgiu para ajudar Doncic na segunda etapa e foi fundamental, anotando 22 pontos, com três assistências e dois rebotes.

Ao lado dos dois principais nomes da equipe, ótimo jogo do ala-armador Derrick Jones Jr., com 22 pontos, quatro rebotes, duas assistências, um roubo e um toco, convertendo quatro bolas do perímetro de seis tentadas.

Por falar em jogador fundamental para a vitória, não podemos deixar de citar o pivô Dereck Lively II, que começou no banco, mas atuou 30 minutos e deu show nos rebotes, principalmente de ataque. Double-double para o calouro com 12 pontos e 15 rebotes, além de três assistências, um roubo e um toco.

Do lado do Thunder, o time até que lutou. Os jovens jogadores tiveram ótima atuação na primeira etapa, mas caíram no segundo tempo e viram o mais experiente time de Dallas virar e vencer. Mesmo assim, o craque Shai Gilgeous-Alexander foi o cestinha da partida com 36 pontos, além de oito assistências, três rebotes e dois tocos.

Jalen William teve 22 pontos, com nove rebotes. oito assistências, dois roubos e um toco e o pivô Chet Holmgren anotou 21 pontos, com três rebotes, uma assistência e dois roubos.

Os Mavs avançam para as finais do Oeste, a exemplo do que aconteceu na temporada 2021-22 quando caíram para o Golden State Warriors. A equipe tentará esse ano mudar a história e aguarda o vencedor do duelo entre Denver Nuggets e Minnesota Timberwolves, que fazem o jogo 7 da série neste domingo (19).

Já OKC está eliminado após liderar o Oeste na temporada regular e ser um dos times mais divertidos de se assistir durante o ano. A garotada deu trabalho e tende a voltar mais forte em 2024-25.

O JOGO

Nas cordas e precisando da vitória para forçar um jogo 7, que seria disputado em Oklahoma, os visitantes começaram a partida com tudo. Se no jogo 5 Shai Gilgeous-Alexander foi praticamente a única arma ofensiva que funcionou na equipe, para o jogo 6, além dele, Jalen Williams e Chet Holmgren começaram afiados.

Do lado de Dallas, apenas Luka Doncic começou bem a partida, sem ajuda de Kyrie Irving, Derrick Jones Jr. ou até mesmo de P.J. Washington.

Sendo assim, primeiro quarto dominado por OKC que venceu por 30 a 23.

Com Shai descansando e Doncic em quadra e afiado, os Mavericks começaram melhores o segundo quarto e em pouco tempo cortaram a desvantagem para virar a partida em 42 a 40.

Depois disso, Shai voltou e o Thunder acordou, com os donos da casa parando. Dallas anotou apenas mais 4 pontos no quarto, levando 22 do adversário que abriu vantagem de 16 para fechar o primeiro tempo vencendo por 64 a 48.

No entanto, no segundo tempo a partida mudou. Irving e Derrick Jones Jr. entraram no jogo, finalmente, e passaram a ajudar Doncic. Por OKC, Shai seguia jogando muito com ajuda de Jalen Williams e de Chet.

Com o canadense indo para o banco, os Mavs cortaram a desvantagem para 6, mas assim que SGA voltou para o jogo, Oklahoma tomou novamente as rédes e abriu 13, no finalzinho do terceiro quarto, para acabar bobeando nas últimas, tomar cestas fáceis e perder a parcial por 35 a 26, vendo a vantagem cair para 90 a 83.

O quarto e último período começou com o OKC tendo uma “pane” ofensiva e com um heroi momentâneo improvável do lado dos Mavs. Dereck Lively passou a brilhar nos rebotes e a pontuar bem, sendo um “leão” dos dois lados de quadra e ajudando seu time a colar no placar.

Já depois da metade do quarto, Dallas virou o marcador, mas Shai, que estava discreto naquele momento, chamou para si a responsabilidade e recolocou sua equipe na frente.

O final do jogo foi insano e nos reservou grandes surpresas. Dallas abriu cinco com pouco menos de 1 minuto faltando para o fim da partida, mas SGA matou linda bola de três logo depois para deixar a partida em apenas dois de diferença.

Depois, a defesa de OKC funcionou e no ataque P.J. Washington vacilou e fez falta com a bola fora de movimento em lateral. Lance livre de graça que Shai converteu antes de Holmgren receber ponte aérea de Jalen Williams e virar o jogo para 116 a 115.

Na última posse, Doncic tentou resolver o jogo, mas foi bem marcado, quase perdeu a bola, mas conseguiu conectar passe para P.J. Washington, que tentou fake para cima de Shai com apenas 2.5 de relógio e sofreu falta no ato do arremesso de três.

Na linha de lance livre, o ala acertou os dois primeiros, errou o terceiro propositalmente e o Thunder, que não tinha mais tempo, tentou um milagre de trás do meio da quadra, que falhou.

Vitória do conjunto de Dallas! Mavs são os primeiros nas finais do Oeste.

instagram