NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
1 de maio de 2024 - 01h05

Evan Mobley dá toco salvador, e Cleveland Cavaliers derrota Orlando Magic

Cavaliers defendem mando de quadra no quinto jogo da série e podem avançar para a semifinal do Leste pela primeira vez desde 2018 no jogo 6

Evan Mobley dá toco salvador, e Cleveland Cavaliers derrota Orlando MagicO Cleveland Cavaliers derrotou o Orlando Magic nesta terça-feira (30) pelo placar de 104 a 103 no Rocket Mortgage FieldHouse, em Cleveland, e assumiu a frente da série de primeira rodada dos playoffs por 3 a 2.

A equipe da casa conseguiu garantir o seu mando de quadra com um toco salvador de Evan Mobley nos lances finais e tem a chance de avançar para a semifinal da Conferência Leste pela primeira vez desde 2018 no próximo jogo do confronto.

O destaque da partida foi o ala-armador Donovan Mitchell, que foi responsável por 28 pontos, seis rebotes, duas assistências e dois roubos de bola em 40 minutos que esteve presente em quadra. Darius Garland contribuiu com 23 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, e viu Mobley, o herói da noite, encerrar a partida com 14 pontos, 13 rebotes, dois roubos de bola e dois tocos.

Pelo Magic, Paolo Banchero chamou a atenção com 39 pontos, oito rebotes e quatro assistências, e recebeu a ajuda de Franz Wagner (14 pontos, cinco rebotes e seis assistências) e de Jalen Suggs (13 pontos, cinco rebotes e dois roubos de bola).

Os jogadores de J.B. Bickerstaff foram melhores no aproveitamento de arremessos de três pontos (35,1% contra 29%), no aproveitamento de lances livres (78,9% contra 75,9%), nas assistências (23 contra 17), nos rebotes ofensivos (oito contra sete), nos roubos de bola (nove contra cinco) e nos turnovers (10 contra 14). Os comandados por Jamal Mosley ficaram à frente no aproveitamento de arremessos (46,2% contra 43,2%), nos rebotes defensivos (36 contra 31) e nos tocos (sete contra três).

O JOGO

O primeiro quarto mostrou certo domínio dos Cavs que, mesmo chegando a ficar atrás do placar em quatro oportunidades, conseguiram se manter na frente do marcador por boa parte do período. Logo nos primeiros 12 minutos de jogo, Garland já mostrou que queria a vitória para o time da casa, anotando 17 pontos durante todos os 12 minutos que esteve em quadra.

A equipe de Cleveland queria abrir dígitos duplos de vantagem a qualquer custo e conseguiu alcançar os dez pontos de vantagem, sendo essa a maior liderança da partida, no estouro do cronômetro, com um arremesso triplo de Caris LeVert, para encerrar o primeiro quarto vencendo por 33 a 23.

No segundo quarto, os Cavs continuaram liderando o placar de ponta a ponta, mas tendo momentos distintos no período. Na primeira metade, a equipe da casa conseguiu ficar com uma boa diferença no marcador, chegando a uma diferença abaixo dos dez pontos, mas voltando aos dígitos duplos de vantagem com um arremesso de dois pontos de Mitchell com quatro minutos jogados.

Porém, na metade final, o Magic conseguiu reagir, diminuindo a diferença no marcador com o passar do tempo. A diferença chegou a ficar em um ponto nos segundos finais, quando Wagner deu passe para cesta de média distância de Banchero para, com o erro de Isaac Okoro no perímetro no último segundo, os mandantes irem para os vestiários vencendo por 48 a 47 (24 a 15 para o Magic no quarto).

Na volta para a quadra, os Cavs conseguiram aumentar a diferença no placar, mas não deixaram mais a vantagem nos dígitos duplos até o final da partida. O Magic, assim como em alguns momentos do primeiro quarto, chegou a deixar o placar empatado em quatro oportunidades, liderado por Banchero que, em pouco menos de 11 minutos, anotou 11 pontos, e ainda ficando na liderança do duelo em outras quatro vezes durante a primeira parcial do segundo tempo da partida.

O time visitante não conseguia deixar a diferença acima dos dois pontos, tendo dificuldade para passar dessa marca e sofrendo o empate logo em seguida. O time da casa conseguiu voltar a ficar na frente nos minutos finais e, após a conversão de um de dois lances livres do camisa 5 da equipe de Orlando, a partida foi ao quarto final com os donos da casa liderando por 75 a 70 (27 a 23 para os Cavs no quarto).

Nos 12 minutos finais, a partida ficou mais disputada do que nos quartos anteriores, ocorrendo dois empates e 12 trocas de liderança. Enquanto os Cavs buscavam voltar a liderar o confronto por dez pontos e ir para Orlando com uma vitória tranquila, o Magic estava disposto a voltar para casa liderando a série, chegando a ficar com uma diferença máxima de três pontos na partida depois que Wagner acertou um de dois lances livres após sofrer falta de Max Strus.

Nos segundos finais, com um ponto de diferença no placar, Mobley conseguiu dar um toco no camisa 22 para ficar com a vitória praticamente certa. Banchero ainda conseguiu acertar um arremesso de três pontos no último segundo, sendo esse o seu 16º ponto no período, o que garantiria a vitória visitante no quarto por 33 a 29. Mas o placar nos 48 minutos regulamentares ficou favorável para os Cavaliers, que vão para a Flórida com vantagem de 3 a 2 na série vencendo o jogo 5 por 104 a 103.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Cleveland Cavaliers conquista o seu terceiro triunfo na pós-temporada, e está a um jogo de avançar para as semifinais da Conferência Leste pela primeira vez desde 2018.

O jogo 6 da série de primeira rodada do Leste está marcado para esta sexta-feira (3), com horário a definir, quando a partida ocorrerá no Kia Center, em Orlando.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

A SÉRIE: Cleveland Cavaliers (4º) 3 x 2 (5º) Orlando Magic

JOGO 1: 20/04, Orlando Magic 83 @ 97 Cleveland Cavaliers
JOGO 2: 22/04, Orlando Magic 86 @ 96 Cleveland Cavaliers
JOGO 3: 25/04, Cleveland Cavaliers 83 @ 121 Orlando Magic
JOGO 4: 27/04, Cleveland Cavaliers 89 @ 112 Orlando Magic
JOGO 5: 30/04, Orlando Magic 103 @ 104 Cleveland Cavaliers
JOGO 6: 03/05 com horário a definir, Cleveland Cavaliers @ Orlando Magic
JOGO 7*: 05/05 com horário a definir, Orlando Magic @ Cleveland Cavaliers

* Jogo se necessário

instagram