NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
9 de abril de 2024 - 10h04

Matthews chega a 65 gols e Maple Leafs vencem Penguins no OT

Astro faz um e dá assistência para gol da vitória de McCabe faltando 1:30; Pittsburgh amplia sequência de jogos pontuando

Nesta segunda-feira (8), em uma partida bem equilibrada, o Toronto Maple Leafs venceu, em seus domínios, no overtime, o Pittsburgh Penguins pelo placar de 3 a 2. Jake McCabe marcou o gol da vitória, porém, o destaque foi Auston Matthews, que além da assistência para McCabe, foi autor de um dos gols. Ele chega agora a 65 na temporada e está na contagem regressiva para atingir a marca dos 70.

Com cinco partidas restando para o fim na temporada regular, parece que ele será o primeiro jogador a atingir os 70 gols em mais de três décadas. Os mais próximos que chegaram do feito, nesse período, foram Alex Ovechkin em 2007-08, que anotou os mesmos 65 gols, e Mario Lemieux, que bateu na trave com 69 gols na temporada 1995-96.

E nas próprias palavras de ninguém menos que Sidney Crosby: “Aparenta ser um número louco, mas ele (Matthews) consegue atingir. É incrível. Fala muito da consistência que ele tem.”. Crosby havia declarado isso antes da partida desta segunda-feira (8).

Matthew Knies e Jake McCabe foram autores de um gol cada e Auston Matthews marcou múltiplos pontos, com um gol e uma assistência. O goleiro Ilya Samsonov terminou o confronto com 30 disparos salvos, sendo vazado duas vezes.

Já pelo lado dos Penguins, Rickard Rakell e Drew O’Connor foram os autores dos gols da equipe. Alex Nedeljkovic encerrou o jogo com 20 finalizações defendidas, mas sofreu três gols.

Pittsburgh (36-30-12), com o ponto conquistado na prorrogação, chega a nove partidas seguidas pontuando e está com 84, com ainda quatro jogos restando para o final da temporada regular. Os Pens disputam com Detroit Red Wings, Washington Capitals e Philadelphia Flyers para ver quem ficará com a última vaga do Wild Card na Conferência Leste, contudo as duas franquias de Pensilvânia estão em “desvantagem” nesta corrida por terem uma partida a mais que os concorrentes.

Vale uma observação. New Jersey Devils e o Buffalo Sabres, ambos com 79 pontos, matematicamente, ainda possuem chances de chegar numa pontuação para a última vaga, mas também têm uma partida a mais que os demais adversários mais bem colocados, e podem ser eliminados em breve.

(Foto: Reprodução Twitter / Toronto Maple Leafs)

O JOGO

O primeiro período na Scotiabank Arena foi de maior domínio dos visitantes, de modo que os Pens terminaram com o dobro de finalizações, e tiveram por duas vezes a vantagem numérica por faltas de dois minutos cometidas pelos Leafs, que não conseguiram converter em gol, muito graças a Samsonov. Mas com 1:54 para o encerramento do tempo, Rakell inaugurou o placar na noite. Evgeni Malkin interceptou o disco na zona de ataque dos Penguins e passou para o colega de linha dominar, girar de costas para o gol e bater cruzado no alto, aproveitando-se do tráfego à frente do goleiro, que atrapalhou sua visão e não deu chances de defesa.

Já no segundo período os mandantes equilibraram as chances criadas, e com 5:36 conseguiram empatar. Numa bela troca de passes do ataque de Toronto, o disco chegou para T.J. Brodie livre na ala esquerda. O defensor teve tempo para esperar Knies se desmarcar e aparecer livre na frente da área, só para empurrar para o fundo das redes e fazer 1 a 1 no marcador. Até o soar da campainha, os Leafs ficaram em desvantagem numérica em três ocasiões, enquanto os Penguins somente em uma, mas nenhuma das equipes conseguiu converter em gol essas chances e a partida foi para o terceiro período empatada.

Contudo, já no início do último tempo, depois de Erik Karlsson cometer uma falta por tripping, os Maple Leafs precisaram de apenas três segundos no power play para anotar o gol da virada. John Tavares venceu a disputa do faceoff, recuando o puck para o centro em direção de Matthews. O camisa 34 engatilhou um disparo de longa distância e acertou o cantinho esquerdo do gol de Nedeljkovic, que nada pôde fazer para defender o disparo.

Os visitantes conseguiram empatar a partida com 6:22 faltando para o final do tempo normal. Depois de uma disputa na borda do fundo do gelo, Crosby ficou com o disco e recuou para Pierre-Oivier Joseph no centro. O defensor viu um movimento junto a Samsonov e fez uma finalização/passe rasteiro para aquela região. O’Connor venceu a disputa com o defensor, aproveitou que estava melhor posicionado quando o puck sobrou atrás do goleiro e só teve de empurrar para o gol, fazendo 2 a 2. Os Pens não conseguiram aproveitar as chances a mais que tiveram e assim o jogo seguiu para a prorrogação.

Logo no início no OT, com 1:30, Matthews recebeu na ala direita e enxergou McCabe surgindo livre no lado oposto. Lars Eller, que o marcava, parecia passear no gelo, esqueceu seu marcador e deu muito espaço para o adversário. O camisa 22 dominou o disco e fez uma finta já finalizando por entre as pernas de Nedeljkovic, marcando assim o gol da vitória, para delírio da arena em Toronto. A indignação de Erik Karlsson foi tamanha com a derrota, que ele descontou com seu taco no chão e estilhaçou o stick.

Crosby não pôde estar no gelo durante o overtime, pois teve um problema em seu patim e nem conseguiu estar no banco na hora. No fim do jogo ele declarou: “Jogo equilibrado. Nós vamos olhar para isso como um ponto importante no futuro”.

Veja os melhores momentos da partida:

Os Maple Leafs (45-23-9) estão com 99 pontos e já classificados para os playoffs. Eles voltam ao gelo nesta terça-feira (9) para iniciar uma série de dois jogos seguidos contra o New Jersey Devils (37-36-5), o primeiro deles fora de casa – e na quinta-feira (11), em casa.

Os Penguins (36-30-12) voltam ao gelo na quinta-feira (11), quando receberam em casa o Detroit Red Wings (38-31-8) para um confronto direto pela última vaga do Wild Card. Ambas as equipes têm os mesmos 84 pontos, contudo os Red Wings têm uma partida a menos, logo, os Pens precisam vencer para descontar essa diferença.

Confira o outro resultado desta segunda-feira (8) pela temporada 2023-24 da NHL:

Vegas Golden Knights 3 @ 4 Vancouver Canucks

instagram