NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NCAA
7 de abril de 2024 - 18h04

South Carolina, de Kamilla Cardoso, vence Iowa e fatura título do Torneio da NCAA

Com grande double-double de Kamilla, South Carolina supera Iowa e vence terceiro título de sua história

Kamilla Cardoso - South Carolina x IowaNeste domingo (7), South Carolina Gamecocks (#1) e Iowa Hawkeyes (#1) se enfrentaram na grande final do Torneio da NCAA feminino em 2024, na Rocket Mortgage Fieldhouse, em Cleveland. Invictas, com 37 vitórias na temporadas, as Gamecocks entraram como favoritas e, lideradas pela pivô brasileira Kamilla Cardoso, conseguiram superar Caitlin Clark e as Hawkeyes para vencer por 87 a 75 e faturar o segundo título em três anos.

Depois de tirarem as Gamecocks no Final Four do último ano, as Hawkeyes não foram páreas e acabaram derrotadas após grande segundo tempo das rivais. South Carolina conseguiu seu terceiro título da história (2017 a 2022) em três finais disputadas.

Kamilla terminou o jogo com mais um double-double, desta vez com 15 pontos e 17 rebotes (maior marca da carreira no universitário), sendo sete ofensivos, além de três tocos. A brasileira faturou o MVP do Final Four e ainda foi condecorada com o título de “Most Outsdanding Player” da noite.

Além da brasileira, a ala-pivô Chloe Kitts também contribuiu com um double-double, de 11 pontos e dez rebotes. Apesar do bom jogo da dupla, a cestinha da equipe foi Tessa Johnson, que registrou 19 pontos, maior marca da carreira, liderando o banco de South Carolina, que venceu o de Iowa por surreais 37 a 0.

Pelas Hawkeyes, Clark começou o jogo com tudo, com 18 pontos no primeiro quarto, mas foi limitada pela defesa das Gamecocks no restante do jogo. No fim, o fenômeno do basquete universitário ainda registrou 30 pontos, oito rebotes e cinco assistências em sua despedida antes da WNBA. Com o banco zerado, Kate Martin foi a segunda maior pontuadora, com 16 pontos, seguida por Sydney Affolter e seus 12 pontos.

O jogo

Desafiando as invictas e favoritas de South Carolina, Iowa começou com tudo o primeiro quarto e abriu 10 a 0 em pouco mais de dois minutos de jogo. Kamilla anotou os primeiros dois pontos e South Carolina conseguiu equilibrar a partida, reagindo e chegando a cortar a diferença para dois (22 a 20), após sequência de 11 a 2. Clark anotou os últimos cinco pontos da parcial para fechar o primeiro quarto com incríveis 18 e colocar 27 a 20 a favor de Iowa.

As Gamecocks conseguiram ajustar a defesa no segundo período e abriram a parcial com 7 a 0 para empatar o confronto em 27. South Carolina conseguiu trancar Clark, que só anotou três pontos na parcial, já a dois minutos para o intervalo. As demais titulares das Hawkeyes conseguiram equilibrar a partida e levaram o placar empatado em 44 até o ultimo minuto do primeiro tempo. Na última posse, Raven Johnson conseguiu roubar a bola de Clark na metade da quadra e correu para colocar 49 a 46 no placar antes do estouro do cronômetro.

No intervalo, Clark estava com 21 pontos (4/6 bolas de três), enquanto Kamilla liderava South Carolina com 11 pontos e sete rebotes. Outro ponto de destaque foi o incrível domínio do banco das Gamecocks que vencia os das Hawkeyes por 22 a 0 no intervalo.

A partida permaneceu bastante parelha no terceiro quarto, com as Hawkeyes correndo atrás e se recuperando a todo momento em que as Gamecocks abriam alguma frente. Mas isso teve um prazo. Nos últimos 4:44 da parcial, South Carolina emplacou uma sequência de 11 a 4 para abrir 68 a 59 na entrada para o quarto derradeiro.

Com nove pontos de frente, South Carolina conseguiu controlar o placar com pelo menos duas posses de frente pela maior parte do tempo. Após um lance livre de Affolter, Iowa chegou a ficar a cinco pontos das rivais (80 a 75) com 4:13 por jogar, mas foi a última cesta da equipe no jogo. Totalmente dominante na defesa, South Carolina controlou as rivais e fechou o jogo com uma corrida de 7 a 0 para faturar o título nacional.

Matéria atualizada às 18h20 de 7 de abril de 2024.

(Foto: Reprodução Twitter / South Carolina Women’s Basketball)

instagram