Ala-armador anotou 40 pontos e liderou sua equipe para triunfo que a colocou na sexta posição do Oeste
O Phoenix Suns (45-31) recebeu o Cleveland Cavaliers (46-31) no Footprint Center, nesta quarta-feira (03), e conquistou vitória com tranquilidade por 122 a 101. A equipe do Arizona garantiu seu sexto triunfo nos últimos oito jogos para escalar uma posição na Conferência Oeste, agora estando na sexta colocação e entre as equipes com classificação direta para a pós-temporada.
Dois dias após anotar 52 pontos na vitória contra o New Orleans Pelicans, Devin Booker voltou a liderar Phoenix com uma atuação exemplar. O ala-armador contribuiu com 40 pontos em 13/25 nos arremessos de quadra e 5/9 no perímetro, além de anotar oito assistências. Ao seu lado, Kevin Durant também foi destaque ofensivo com 32 pontos, sete assistências e seis rebotes.
Com Grayson Allen entre os desfalques com lesão no quadril, Royce O’Neale assumiu a titularidade na posição de ala e anotou 17 pontos com 5/7 no perímetro e seis rebotes. Saindo do banco, Bol Bol contribuiu com 15 pontos, seis rebotes e dois tocos.
Donovan Mitchell retornou para a rotação dos Cavaliers após ser poupado no duelo contra o Utah Jazz, na terça-feira (2), e fechou o jogo com 24 pontos e 8/17 de aproveitamento em quadra. Evan Mobley adicionou 20 pontos, nove rebotes e cinco assistências. Jarrett Allen também fechou com 20 pontos, além de cinco rebotes e quatro assistências.
Com a derrota do New Orleans Pelicans para o Orlando Magic nesta quarta-feira (3), os Suns empataram a campanha do adversário direto e assumiram a sexta colocação do Oeste pelos critérios de desempate. Com seis jogos restantes, Dallas Mavericks, Suns, Pelicans, Sacramento Kings e Los Angeles Lakers estão separados por apenas dois jogos entre a quinta e a nona posição. Na próxima sexta-feira (5), a franquia do Arizona recebe o Minnesota Timberwolves no Footprint Center.
Mesmo estando com vaga encaminhado no Leste, os Cavs ainda tentam tomar a segunda posição do Milwaukee Bucks, que está 1,5 jogo à frente. Por outro lado, a equipe de Ohio está sendo perseguida pelo Magic, que está na quarta posição com 0,5 jogo de desvantagem. Cleveland agora segue para a Califórnia, onde visitará o Los Angeles Lakers, na Crypto.com Arena, no próximo sábado (6).
(Foto: Reprodução Instagram / Phoenix Suns)
O JOGO
Após lampejos de equilíbrio na primeira metade do período inicial, os Suns destoaram no placar de forma dominante. Devin Booker anotou 13 pontos enquanto liderava sua equipe para sequência de 19 a 4 nos últimos 6:44 minutos da etapa, abrindo assim uma vantagem de 34 a 20.
O domínio de Phoenix se estendeu para o segundo quarto. Desta vez, o grande diferencial da equipe foi o aproveitamento na linha de três pontos, onde converteram 8/10 chutes tentados. Mesmo com 58,8% (10/17) de eficiência no ataque, Cleveland não conseguiu responder com a mesma intensidade de seu adversário e acabou derrotado por 38 a 27 na parcial da etapa. Os Suns lideravam por 25 pontos (72 a 47) no intervalo.
Os Cavaliers voltaram com mais atenção para o terceiro período e conseguiram diminuir a diferença para 11 pontos (77 a 66) ainda na primeira metade. Contudo, Booker e Durant fizeram dupla arrasadora para retomar o ritmo do jogo, combinando para 18 pontos no restante da etapa contra apenas 11 anotados por todo o elenco de Cleveland.
Chegando no último quarto com 21 pontos na liderança (98 a 77), Phoenix não enfrentou mais dificuldades para garantir a vitória. Os visitantes até conseguiram diminuir a distância para 13 pontos (114 a 101), mas O’Neale e Booker converteram dois arremessos do perímetro que colocaram um ponto final nas chances da franquia do Ohio. Após a entrada dos reservas, os donos da casa venceram por 122 a 101.