NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
31 de março de 2024 - 16h03

Quick passa Miller e torna-se goleiro norte-americano mais vitorioso na NHL

Vitória dos Rangers neste sábado deixa Jonathan Quick com 392 vitórias na carreira

O veterano Jonathan Quick tornou-se neste sábado (30) o goleiro norte-americano com mais vitórias na história da NHL, ultrapassando Ryan Miller. O goaltender de 38 anos fez 27 defesas e garantiu o triunfo do New York Rangers sobre o Arizona Coyotes por 8 a 5, marcando a sua 392ª vitória na carreira.

“Você faz tudo o que pode para não pensar nisso, mas está lá”, declarou o aliviado Quick para Peter Baugh, do The Athletic. “Por isso, é tipo uma sensação boa em ter atingido a marca, acabar com isso. Focar no que é realmente importante: tentar vencer a divisão aqui, ganhar a conferência”.

Quick está aproveitando sua temporada na Big Apple. Nesta temporada, mesmo atuando como goleiro reserva, ele está com números realmente excelentes: porcentagem de chutes salvos de 91,6%, média de 2,44 gols por partida, dois shutouts e com um retrospecto de 16-5-2. A parceria dele com Igor Shesterkin vem sendo tão produtiva que juntos eles ajudaram os Rangers a ser a primeira equipe na temporada com 50 vitórias.

Selecionado na 72ª escolha geral do Draft de 2005 pelo Los Angeles Kings, o goleiro passou 16 temporadas na equipe californiana, ajudando nas temporadas de 2012 e 2014 a equipe a conquistar a Stanley Cup. Além disso, ele é o líder geral da franquia em vitórias na temporada regular, com 370, e com 49 vitórias nos playoffs.

Ainda durante seu ínterim pelos Kings, Quick conquistou individualmente um troféu Conn Smythe (por ser considerado o MVP dos playoffs de 2012) e dois William M. Jennings Trophy (por ser o goleiro menos vazado em 2013-14 e 2017-18). Na temporada passada, 2022-23, ele ainda ajudou o Vegas Golden Knights a vencer a Stanley Cup.

Por mais que Quick tenha mal atingido o topo dessa lista, e renovado seu contrato com os Rangers para 2024-25, é possível que a próxima temporada seja sua última. Assim surgem como postulantes ao topo alguns goleiros americanos com bons anos de carreira ainda à frente e em equipes competitivas, para poder atingir os números de Quick e quem sabe assumir este posto num futuro, como Connor Hellebuyck (270 vitórias, 500 jogos), Thatcher Demko (115 v, 217 j) e Jake Oettinger (108 v, 187 j). Esses três ainda têm em seu favor o fato de serem titulares em suas equipes.

(Foto: Reprodução Twitter / New York Rangers)

instagram