NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
23 de janeiro de 2024 - 11h01

Com show de Jayson Tatum e Jaylen Brown, Celtics dominam Mavericks fora de casa

Dupla de Boston combinou para 73 dos 119 pontos da equipe no jogo, superando triplo-duplo de Luka Doncic para sair com vitória

Em uma noite repleta com atuações individuais históricas ao redor da NBA, Jayson Tatum e Jaylen Brown formaram dupla dominante na vitória fora de casa do Boston Celtics (34-10) sobre o Dallas Mavericks (24-19) por 119 a 110, nesta segunda-feira (22). Com o resultado, os celtas, que jogavam em back-to-back após vitória sobre o Houston Rockets no domingo (21), se isolam ainda mais como a melhor campanha da liga.

Os ”Jays” de Boston combinaram para 73 dos 119 pontos dos Celtics na partida. Entre os dois, Tatum se destacou ao ser o cestinha da partida com duplo-duplo de 39 pontos, 11 rebotes, cinco assistências, três roubos de bola e dois tocos, além de registrar 11/21 de eficiência nos chutes e 15/19 nos lances livres. Brown, por sua vez, fechou a noite com 34 pontos, quatro assistências, três rebotes e dois tocos. Ambos não registraram turnovers no jogo.

Com Kristaps Porzingis (poupado) entre os desfalques de Boston, o pivô Al Horford foi titular e anotou 11 pontos, seis rebotes e três assistências. O armador Jrue Holiday, por sua vez, contribuiu com a vitória ao anotar 17 pontos, sete rebotes, seis assistências e apenas um turnover.

Mesmo com a derrota, Luka Doncic teve mais uma noite magistral na NBA. A estrela de Dallas marcou novo triplo-duplo com 33 pontos em 12/30 nos chutes de quadra, 18 rebotes e 13 assistências. Ao seu lado, Kyrie Irving registrou 23 pontos, seis rebotes e três assistências. Saindo do banco, Tim Hardaway Jr. também se destacou ao anotar 20 pontos (15 no segundo quarto), com 8/13 de aproveitamento em quadra e quatro chutes do perímetro .

Depois de duas vitórias em jogos disputados de forma consecutiva, Boston descansa até a próxima quinta-feira (25), quando enfrenta o Miami Heat fora de casa em confronto especial da Semana da Rivalidade (Rivals Week) da NBA.

Após ter jogo contra o Golden State Warriors adiado por conta do falecimento de Dejan Milojević, assistente da equipe da Califórnia, os Mavericks não entravam em quadra desde a última quarta-feira (17), quando foram derrotados pelo Los Angeles Lakers. Não tirando proveito do período sem jogos, a equipe agora registra três derrotas nas últimas quatro partidas. Dallas também entrará em quadra para a Semana da Rivalidade, quando enfrenta o Phoenix Suns nesta quarta-feira (24).

(Foto: Reprodução X / Boston Celtics)

O JOGO

O início da partida foi favorável aos Mavericks. Mesmo com Jayson Tatum anotando 13 pontos no período para os Celtics, o restante da equipe não estava calibrada e as porcentagens de acerto em arremessos foram baixas – 8/22 em quadra e 1/10 no perímetro. Liderados por Luka Doncic (nove pontos) e Josh Green (oito pontos), a equipe da casa conseguiu a vitória parcial do primeiro quarto por 26 a 24.

Contudo, Boston voltaria com outra atitude para a sequência da partida. Com cinco bolas de três acertadas somente na primeira metade do segundo período, a equipe visitante garantiu corrida de 23 a 11 nos seis primeiros minutos de bola rolando e tomou a liderança por 47 a 37. Os Celtics administrariam a vantagem ao longo do período, mas Dallas reagiria ao anotar dez dos últimos 14 pontos do período, finalizando com desvantagem de seis pontos (65 a 59). Jaylen Brown foi o destaque do período com 11 pontos, tendo protagonizado lindo crossover que deixou Doncic no chão.

No retorno do intervalo, os Celtics voltaram a dominar as ações de quadra. Agora, era vez de Jayson Tatum voltar a tomar as rédeas ofensivas com dez pontos no quarto, sendo responsável por bandeja que deixou o jogo em vantagem de 16 pontos para Boston (90 a 74), a maior da partida. Dallas ainda conseguiria diminuir o prejuízo antes do fim do quarto, mas os visitantes chegavam na etapa derradeira vencendo por 94 a 83.

No período final, os Mavericks poucas vezes ameaçaram tirar a vitória do Boston. Em uma duelo de forças entre as duplas Brown-Tatum (responsáveis por 21 pontos de sua equipe na etapa) e Irving-Doncic (responsáveis por 20 pontos de sua equipe na etapa), os celtas se sairiam melhores. A menor diferença da etapa ocorreu após arremesso de três de Luka Doncic, que cortou a vantagem dos visitantes para seis pontos (103 a 96). Contudo, os Celtics marcaram oito dos 12 pontos seguintes na partida, deixando tudo em 111 a 100 com três minutos para o fim e encaminhando a vitória. Sem poder de reação dos mandantes, Boston saiu vitorioso por 119 a 110 no apito final.

instagram