NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
1 de janeiro de 2024 - 16h01

Toronto Maple Leafs afasta goleiro Ilya Samsonov do elenco

Devido a fraco desempenho, atleta foi colocado nos waivers e deve passar por uma rotina de treinos; clube ganha espaço no salary cap

O Toronto Maple Leafs colocou o goleiro Ilya Samsonov nos waivers neste domingo (31). Caso não seja chamado por nenhum outro time em 24 horas, o atleta pode ser utilizado no Toronto Marlies, filiado dos Maple Leafs na American Hockey League. A ideia do clube, no entanto, não é usar o goleiro na AHL, mas sim mantê-lo afastado do elenco e submetê-lo a um programa de treinos, para melhorar sua performance. “Espero que passe pelos waivers e fique aqui. Temos um plano em andamento e contamos com ele”, disse o técnico Sheldon Keefe.

Aos 26 anos de idade, Samsonov começou a temporada 2023-24 com os piores números de sua carreira. Com recorde de 5-2-6, ele tem percentagem de defesas de 86,2% e média de 3,94 gols sofridos por jogo. A gota d’água para o goleiro foi seu desempenho na última sexta-feira (29), quando tomou seis gols em apenas 21 chutes sofridos na derrota por 6 a 5 para o Columbus Blue Jackets.

“Ele é um bom goleiro, já jogou muito bem pra gente e sabemos que devemos fazer o possível para trazê-lo de volta para essa condição”, afirmou Keefe.

O capitão John Tavares divide a responsabilidade pelas más atuações de Samsonov. “Não jogamos bem o suficiente para ajudá-lo a ganhar confiança, a melhorar o seu jogo, porque ele é um bom goleiro, tem muito talento, trabalha duro, adoramos tê-lo como colega de time, então todos sentimos muito por essa situação.”

Com o afastamento de Samsonov, os Maple Leafs amortizam US$ 1,15 milhões no salary cap ― o contrato integral do goleiro é de US$ 3,55 milhões por temporada.

Para substitui-lo, Toronto chamou Dennis Hildeby, dos Marlies, que deve ser o reserva daqui para frente enquanto Martin Jones assume a função de titular. Os Leafs ainda têm dois goleiros afastados por lesão, Matt Murray e Joseph Woll.

Apesar da crise, Toronto não está tão mal na tabela. Com 41 pontos em 34 jogos, o time é terceiro lugar na Divisão do Atlântico e volta aos rinques nesta terça-feira (2), quando visita o Los Angeles Kings.

Foto: NHL.com

 

instagram