NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
30 de novembro de 2023 - 12h11

Quente ou frio: o termômetro do Fantasy Football na Semana 13 da NFL 2023

Com diversos times em bye week, ficar atento às principais opções de escalação diante de tamanha escassez se torna preponderante na reta final da primeira fase

Vai ou racha. Com vários times de fantasy football buscando triunfos determinantes para classificação aos playoffs, garantia de folga na primeira rodada do mata-mata ou, quem sabe, fuga do rebaixamento, chegamos à temida semana 13, que é a segunda “byepocalipse” de 2023, com nada menos do que seis equipes de folga, rendendo desfalques como Josh Allen (BUF), Stefon Diggs (BUF), Lamar Jackson (BAL), DJ Moore (CHI), Davante Adams (LV), TJ Hockenson (MIN) e Saquon Barkley (NYG).

Mas não se preocupe, porque, como é de praxe, o The Playoffs está aqui para te ajudar na hora de escalar o seu time, ainda mais nesta rodada repleta de importância e desafios.

Antes de partir para o que mais interessa, são necessários alguns esclarecimentos: superestrelas como Jalen Hurts (PHI), Christian McCaffrey (SF), Tyreek Hill (MIA) e Travis Kelce (KC) não serão mencionadas, pois são escolhas bastante óbvias.

No mais, as dicas são simples: os quentes são aqueles jogadores que, para esta rodada, têm matchups favoráveis para pontuarem muito bem. Os frios são exatamente o oposto: aqueles que tendem a fazer poucos pontos ou uma pontuação menor do que aquela que se espera como média de tais jogadores, pelo menos nesta semana.

Além disso, fica o registro de que as dicas se baseiam no formato de pontuação que deixou o antigo “standard” para trás, se consolidou como mais popular e já é o padrão em todas as principais plataformas: o PPR, que é aquele que atribui um ponto por recepção.

LEIA MAIS:

+ Waiver wire: Semana 13

(Foto: Reprodução Instagram/Courtland Sutton)

Quarterbacks quentes

Tua Tagovailoa (Miami Dolphins @ Washington Commanders) – Conforme brilhantemente apontado por Rui Maurício, editor do BrFF e mestre do fantasy no Brasil, se o conjunto de quarterbacks que enfrentou Washington até o momento incluindo, por exemplo, Mac Jones, Desmond Ridder e Tommy DeVito fosse um só jogador, seria o QB3 tanto em pontos totais, quanto em pontos de fantasy por jogo. Portanto, não hesite em escalar o signal caller de um dos ataques mais explosivos da liga, principalmente diante da defesa que, com folga, mais cede pontos para a posição.

Trevor Lawrence (Jacksonville Jaguars vs Cincinnati Bengals) – Demorou, mas, finalmente também conhecido como duas últimas semanas , o ataque aéreo dos Jaguars conseguiu ser mais eficiente e traduzir isto em pontuação no nosso jogo dentro do jogo. Principal beneficiário disto, Sunshine tem tudo para continuar entregando algo na faixa dos 20 pontos no próximo Monday Night Football, jogando em casa contra uma secundária problemática e, antes tarde do que nunca, recompensando quem apostou no terceiranista nesta temporada.

Outros QBs quentes: Sam Howell (WAS vs MIA), Brock Purdy (SF @ PHI), Kyler Murray (ARZ @ PIT)

Quarterbacks frios

Geno Smith (Seattle Seahawks @ Dallas Cowboys) – Não bastasse o cotovelo baleado e a clara regressão de desempenho em comparação com as atuações que lhe renderam o prêmio de Comeback Player of the Year em 2022, o camisa 7 visita a feroz defesa coordenada por Dan Quinn neste Thursday Night Football. Motivos de sobra para procurar opções melhores para seu time, mesmo que tenha que recorrer ao streaming em função da bye do seu QB titular.

Baker Mayfield (Tampa Bay Buccaneers vs Carolina Panthers) – Ainda que, num primeiro olhar, Baker pareça ser uma aposta viável diante do claro favoritismo dos Buccaneers atuando em casa contra o rival de divisão que ocupa a lanterna da liga como um todo (cinco pontos num baixíssimo O/U de 36.5 de acordo com as casas de aposta), não se engane. A grande maioria das dez derrotas dos Panthers no ano foi causada com base no jogo terrestre adversário, fazendo com que os ataques aéreos não tenham de correr riscos e possam se poupar, no trajeto para colocar Carolina como a quarta defesa que menos pontos cede para quarterbacks no fantasy.

Outros QBs frios: Derek Carr (NO vs DET), Desmond Ridder (ATL @ NYJ), Will Levis (TEN vs IND)

Running backs quentes

Rachaad White (Tampa Bay Buccaneers vs Carolina Panthers) – “Lado B” das circunstâncias traçadas para listar Baker Mayfield como frio, o camisa 1 de Tampa Bay tem tudo para se beneficiar do adversário desta rodada, que é o terceiro que mais pontos de fantasy cede para running backs. Para melhorar, é preciso ressaltar o salto de desempenho técnico por parte do segundanista, que, desde a semana 7, soma uma sequência de seis partidas com pontuação PPR de dígitos duplos no jogo dentro do jogo, fazendo com que figure no top 10 da posição.

Rhamondre Stevenson (New England Patriots vs Los Angeles Chargers) – De forma parecida ao que acontece com White, mas numa amostragem menor (últimos três jogos), Stevenson parece, finalmente, ter embalado sua produção estatística este ano, voltando a ser o único fator confiável de um ataque repleto de problemas, inclusive com sólido número de targets e recepções. Portanto, não há muitos motivos para deixar de confiar no camisa 38, principalmente numa posição tão escassa e contra um adversário convidativo para o jogo terrestre.

Outros RBs quentes: Tony Pollard (DAL vs SEA), Raheem Mostert (MIA @ WAS), Devin Singletary (HOU vs DEN)

Running backs frios

Joe Mixon (Cincinnati Bengals @ Jacksonville Jaguars) – Mesmo detendo raro volume de oportunidades de tocar na bola, o veterano mostrou, semana passada, o quão prejudicial a ausência de Joe Burrow no comando do ataque pode ser à eficiência da unidade ofensiva e, consequentemente, aos seus números. Poucas perspectivas de alteração no panorama, considerando que os Bengals são, de acordo com as bolsas de aposta, azarões por oito pontos contra Jacksonville na segunda-feira à noite.

Brian Robinson (Washington Commanders vs Miami Dolphins) – Mesmo figurando no top 5 da posição em pontos totais, o camisa 8 tem uma difícil missão nesta rodada, já que o gamescript tende a desfavorecer o jogo terrestre dos Commanders e a presença de Antonio Gibson, que retornou de lesão na última semana, deve diminuir as oportunidades para que receba porcentagem considerável de alvos, como foi o caso nas rodadas 10 e 11.

Outros RBs frios: Chuba Hubbard (CAR @ TB), AJ Dillon (GB vs KC), Tyjae Spears (TEN vs IND)

Wide receivers quentes

Michael Pittman (Indianapolis Colts @ Tennessee Titans) – Dono de uma consistência impressionante ao longo da temporada, o camisa 11 é o principal exemplo de “breakout pós hype” em 2023. Com um ano de “atraso”, ele conseguiu emplacar dígitos duplos PPR em todas menos uma das partidas nas quais atuou. Visitando o rival divisional que é muito melhor na contenção da corrida do que do passe e com o desfalque do running back titular dos Colts, Pittman tem tudo para seguir brilhando nesta semana 13.

Courtland Sutton (Denver Broncos @ Houston Texans) – Envolvido na partida com a segunda maior pontuação somada esperada pelas casas de aposta na rodada (47.5), o camisa 14 deve se beneficiar disto e do fato de que trocas de liderança no placar são esperadas, na rota para uma expectativa boa de que tenha perto de dez targets, já que, ao longo da temporada, vem se mostrando muito mais confiável do que seu companheiro Jerry Jeudy como alvo principal de um Russell Wilson cada vez mais à vontade no sistema de Sean Payton.

Outros WRs quentes: Terry McLaurin (WAS vs MIA), Jaylen Waddle (MIA @ WAS), Calvin Ridley (JAX vs CIN)

Wide receivers frios

Cooper Kupp (Los Angeles Rams vs Cleveland Browns) – Outrora um dos mais confiáveis jogadores – se não o mais confiável – para escalar no fantasy, Kupp vem de uma atípica e negativamente impressionante sequência de cinco jogos com 6.9 pontos PPR ou menos. Para piorar, segue com pequenos problemas de lesão em ambos os tornozelos e enfrenta a defesa que menos pontos cede a wide receivers logo depois de ter visto o plano de jogo de Sean McVay priorizar muito mais o jogo terrestre com a volta do RB titular Kyren Williams. Principalmente numa semana com tantos times em bye, é bem difícil deixar o camisa 10 no banco, mas aconselha-se, pelo menos, que sigamos contendo expectativas do que esperando o retorno do velho Cooper Kupp dominante.

Adam Thielen (Carolina Panthers @ Tampa Bay Buccaneers) – Mesmo conselho é de ser dado a quem tem o veteranaço camisa 19 no elenco, mas por motivos diferentes. Se Thielen foi um dos principais ativos para o fantasy na primeira metade da temporada, neste momento ele representa uma grande incógnita. Isto porque, além de, domingo (26) passado, ter tido seu pior desempenho no ano, Frank Reich, recentemente demitido do cargo de treinador dos Panthers, era o playcaller responsável pelo imenso volume de targets que o mantinha no top 10 da posição.

Outros WRs frios: Tyler Lockett (SEA @ DAL), Chris Godwin (TB vs CAR), Amari Cooper (CLE @ LAR)

Tight ends quentes

Taysom Hill (New Orleans Saints vs Detroit Lions) – Talvez, o maior bilhete de loteria de todo o fantasy football, o “canivete suíço” que veste a camisa 7 e atua em diversas funções ofensivas tem tudo para ter uma semana de alta nesta 13ª rodada. Afinal, os Saints estão bastante desfalcados em seu corpo de recebedores, com Michael Thomas na IR, Rashid Shaheed lidando com uma lesão no quadríceps e Chris Olave tendo de passar pelo protocolo de concussão, o que deve significar mais chances de tocar na bola para Hill, especialmente na red zone.

Outros TEs quentes: Pat Freiermuth (PIT vs ARZ), Trey McBride (ARZ @ PIT), Evan Engram (JAX vs CIN)

Tight ends frios

Kyle Pitts (Atlanta Falcons @ New York Jets) – Dando cada vez menos motivos para que panos sejam passados em relação à sua pobre linha estatística, que se arrasta há pelo menos um ano e meio, o outrora apelidado “unicórnio” lida, sim, com problemas decorrentes da filosofia ofensiva de Arthur Smith e da baixa qualidade dos quarterbacks que lhe passam a bola. Ainda assim, seus quase 30 pontos PPR a menos do que o principal “concorrente” Drake London em 2023, com um jogo a mais, inclusive, indicam que boa parte do problema também é do jogador que, apesar das mais de 1.000 jardas como calouro, nunca passou perto de ser tão dominante na NFL como era no nível universitário. Soma-se a isso o fato de que visita uma das melhores defesas da liga na partida com a menor pontuação somada esperada pelas bolsas de aposta (33.5) e temos a receita para que ele siga decepcionando quem o escala no fantasy.

Outros TEs frios: Jake Ferguson (DAL vs SEA), Tyler Higbee (LAR vs CLE), Hunter Henry (NE vs LAC)

Defesas quentes

Los Angeles Chargers (@ New England Patriots) – Seja com Mac Jones ou Bailey Zappe under center, temos pouquíssimos motivos para acreditar que o ataque dos Patriots deixe de ser o completo desastre que vem sendo neste ano, com direito a muitos sacks e turnovers cedidos. Sendo assim, praticamente qualquer defesa é uma ótima pedida de escalação contra eles, ainda mais uma que, apesar do desfalque de Joey Bosa, vem de um desempenho interessante contra o bom ataque dos Ravens.

Outras defesas quentes: Atlanta Falcons (@ NYJ), Los Angeles Rams (vs CLE), Jacksonville Jaguars (vs CIN)

Defesas frias

San Francisco 49ers (@ Philadelphia Eagles) – Mesmo sendo uma defesa repleta de talento, especialmente no front seven, espera-se que a reedição da última final da NFC tenha os ataques das duas equipes conseguindo preponderar acima da média de pontos sofridos por ambas as defesas, o que faz com que a unidade vermelha e dourada seja, excepcionalmente nesta rodada, uma aposta arriscada.

Outras defesas frias: Philadelphia Eagles (vs SF), New Orleans Saints (vs DET), Tennessee Titans (vs IND)

Kickers quentes

Wil Lutz (Denver Broncos @ Houston Texans) – Principal beneficiário da surpreendente sequência de cinco vitórias dos Broncos, o ex-Saint vem se consolidando como um dos chutadores mais confiáveis da NFL e do fantasy nas últimas semanas, especialmente porque o ataque de Denver, apesar da melhora, segue com dificuldades de finalizar drives em touchdowns. Jogando num dome e em partida com boa expectativa de pontos no placar, as perspectivas melhoram ainda mais.

Outros kickers quentes: Brandon Aubrey (DAL vs SEA), Chris Boswell (PIT vs ARZ), Brandon McManus (JAX vs CIN)

Kickers frios

Evan McPherson (Cincinnati Bengals @ Jacksonville Jaguars) – Outrora tido como um dos principais kickers da liga, McPherson vinha instável mesmo com Joe Burrow comandando o ataque. Com a ausência do camisa 9, a situação piora ainda mais e ele oferece pouquíssimo upside para que seja escalado no nosso jogo dentro do jogo.

Outros kickers frios: Jason Myers (SEA @ DAL), Lucas Havrisik (LAR vs CLE), Anders Carlson (GB vs KC)

instagram