NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
3 de novembro de 2023 - 23h11

Brasil perde da Venezuela e disputa o bronze no basquete masculino do Pan

Brasil não joga bem, é dominado no primeiro tempo e perde nas semifinais do Pan 2023 para Venezuela

Reynan dos Santos - Brasil x Venezuela - Pan 2023O Brasil enfrentou a Venezuela nesta sexta-feira (3) em uma das semifinais dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, teve uma partida muito abaixo, principalmente ofensivamente, e acabou derrotado por 84 a 77.

Com a derrota, a seleção brasileira irá disputar a medalha de bronze contra o México, neste sábado (4). No mesmo dia, os venezuelanos enfrentam a Argentina na disputa pela medalha de ouro. Os argentinos são os atuais campeões pan-americanos e donos de quatro medalhas nos jogos, enquanto os venezuelanos nunca conquistaram uma posição melhor do que o quinto lugar de 2019.

Do lado venezuelano, Yohanner Sifontes foi o cestinha com 22 pontos, além de seis rebotes. Jose Ascanio teve 15 pontos, Garly Sojo foi a 14 pontos e sete rebotes e Edgar Martinez registrou 12 pontos e cinco rebotes.

Pelo Brasil, quatro jogadores anotaram dígitos duplos em pontuação. Gui Deodato foi o maior pontuador da seleção, com 22 pontos. Atrás do ala, Gabriel Jaú teve um double-double de 16 pontos e dez rebotes, Márcio dos Santos contribuiu com 11 pontos e seis rebotes, e Elinho Corazza foi a dez pontos e oito assistências.

O jogo

Dominante nos três jogos da fase de classificação, o Brasil começou a partida contra a Venezuela encontrando muitas dificuldades. Abusando demais de bolas de três, uma vez que o jogo dentro do garrafão estava equilibrado, algo que não viveu até então, o Brasil foi dominado no primeiro quarto, já que as bolas de fora não caíram. A equipe arremessou para 1/8 de fora e perderam por 25 a 15 os primeiros dez minutos.

O segundo quarto foi melhor no aproveitamento de fora, mas o domínio dos rivais no garrafão seguiu. Os venezuelanos tiveram 11 a 5 nos rebotes e foram para a linha do lance livre nove vezes (acertaram sete), voltando a vencer a parcial, dessa vez por 31 a 22, partindo para o intervalo com 56 a 37 no placar.

Já com uma desvantagem muito grande, a equipe brasileira teve que fazer algo diferente e conseguiu equilibrar a partida defensivamente. Principalmente no perímetro, os brasileiros forçaram três desperdícios e os venezuelanos a acertarem 1/7 nas bolas de três. Com mais volume de arremessos e bom aproveitamento dentro da área pintada, o Brasil venceu o quarto, mas ainda tinha 13 pontos para tirar (70 a 57).

A defesa brasileira se ajustou definitivamente no segundo tempo e novamente no último quarto limitou bastante o ataque venezuelano, que acertou somente 3/14 arremessos de quadra. O problema foi o ataque, que, de novo refém de bolas de fora (3/9 no período), acabou não conseguindo virar a partida. O time chegou a ficar quatro pontos atrás (79 a 75 a 1:11 para o fim), mas não foi além disso e falhou em disputar a final da competição pela segunda vez desde 1999, contando os anos em que jogou o Pan.

(Foto: Natan Pires/Tailgate Zone)

instagram