NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
28 de outubro de 2023 - 02h10

Boston Celtics vira no quarto final e derrota Miami Heat na revanche da final do Leste

No primeiro jogo após a série decidida no jogo 7, equipe da casa consegue a vingança com vitória definida nos segundos finais

Boston Celtics vira no quarto final e derrota Miami Heat na revanche da final do LesteO Boston Celtics derrotou o Miami Heat nesta sexta-feira (27) pelo placar de 119 a 111, no TD Garden, em Boston. A equipe da casa conseguiu virar o placar no quarto final, se vingando da eliminação na final da Conferência Leste no primeiro jogo desde o jogo 7 da decisão nos playoffs.

O destaque da partida foi Derrick White, que foi responsável por 28 pontos, seis rebotes, três assistências, um roubo de bola e três tocos em cerca de 36 minutos e meio que esteve presente em quadra. Jaylen Brown contribuiu com 27 pontos, seis rebotes e dois roubos de bola, e viu Jayson Tatum encerrar a noite com 22 pontos, oito rebotes e cinco assistências.

Pelo Heat, Tyler Herro chamou a atenção com 28 pontos, seis rebotes e seis assistências, e recebeu a ajuda de Bam Adebayo (27 pontos e sete rebotes) e de Kyle Lowry (13 pontos, oito rebotes e cinco assistências). Jimmy Butler anotou 14 pontos, cinco rebotes e três assistências.

Os jogadores de Joe Mazzulla foram melhores no aproveitamento de arremessos (47,4% contra 42,7%), nos rebotes ofensivos (16 contra 11) e defensivos (39 contra 34) e nos pontos anotados em turnovers (16 contra seis). Os comandados de Erik Spoelstra saíram na frente no aproveitamento de arremessos de três pontos (48,5% contra 41%), no aproveitamento de lances livres (82,6% contra 68,4%), nas assistências (24 contra 20), nos roubos de bola (oito contra sete) e nos turnovers (12 contra 15). As duas equipes empataram nos tocos, com seis para cada lado.

O JOGO

O primeiro quarto mostrou o Heat dominando o placar logo nos primeiros minutos. Com seis minutos e meio jogados, Butler recebeu passe de Herro e, com uma bandeja, abriu dez pontos de vantagem. O camisa 22, depois de sofrer falta de Jrue Holiday, converteu os dois lances livres que teve direito e abriu 13 pontos de frente, sendo esta a maior liderança da partida. Mas os Celtics começaram a reagir, e diminuíam a diferença no marcador com o andar do período. Com 26 segundos no relógio, Oshae Brissett enterrou a bola para deixar a desvantagem em três pontos, e os Celtics ainda tiveram a chance de empatar depois de Herro errar um passe e Tatum roubar, mas a bola longa do celta não entrou. Os Celtics saíram dos primeiros 12 minutos de jogo perdendo por 28 a 25.

No segundo quarto, os Celtics continuaram buscando encostar no marcador, e chegaram ao empate com dois minutos e meio jogados depois de uma bandeja de Tatum. O Heat conseguiu se manter na frente do placar com uma diferença máxima de sete pontos, mas viu o placar voltar a ficar igual após bandeja de Holiday e, segundos depois, perdeu a liderança após Brown roubar a bola na reposição e enterrar com pouco menos de três minutos no relógio. A equipe da casa conseguiu abrir uma vantagem de seis pontos nos minutos finais e foi para o intervalo vencendo parcialmente por 60 a 55 (35 a 27 no quarto).

Na volta para a quadra, os Celtics conseguiram se manter na liderança com uma boa diferença, chegando a abrir sete pontos de diferença. Mas na metade do quarto Adebayo conseguiu acertar uma bandeja, converter o lance livre de bonificação e viu Herro converter o lance livre depois da falta técnica de Kristaps Porzingis para deixar tudo igual. Segundos depois, Lowry acertou um arremesso triplo no contra-ataque e recolocou o Heat na frente, conseguindo manter a liderança até o final do período. A vantagem do visitante não chegava a ser superior aos quatro pontos, mas foi suficiente para, com a bola de três convertida por Tatum nos segundos finais, irem para o quarto final vencendo por 88 a 87 (33 a 27 no quarto).

No quarto final, a defesa dos Celtics conseguiu segurar o ataque do Heat, limitando os adversários para 21,1% de aproveitamento nos arremessos de quadra com quatro conversões das 19 tentativas no período. Nos primeiros 20 segundos, os mandantes conseguiram empatar o duelo depois de White converter um de dois lances livres após a falta cometida por Jaime Jaquez Jr., convertendo um minuto depois uma bola de três pontos para deixar a equipe na frente. A diferença do time da casa não chegava a ficar nem tão larga e nem tão curta, mas um arremesso triplo de Brown faltando 18 segundos para o fim da partida decretou, além dos oito pontos de vantagem e a maior liderança alviverde na partida, a vitória no quarto por 32 a 23 e na partida por 119 a 111.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Boston Celtics conquista sua segunda vitória da temporada 2023-24 da NBA e fica ao lado do Orlando Magic na liderança do Leste com 100% de aproveitamento (2-0). O Miami Heat sofre a sua primeira derrota no campeonato, e fica na sexta colocação da conferência com 50% de aproveitamento (1-1).

O próximo compromisso dos Celtics está marcado para esta segunda-feira (30), quando enfrentará o Washington Wizards (0-1), às 20h, na Capital One Arena, em Washington. O Heat retorna à quadra neste sábado (28), quando enfrentará o Minnesota Timberwolves (0-1), às 21h, no Target Center, em Minneapolis.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

instagram