NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
The Playoffs Brasil
25 de outubro de 2023 - 15h10

Brasil vence México na estreia do basquete feminino do Pan 2023

Com domínio absoluto do garrafão, Brasil tem grande segundo tempo e vence México com tranquilidade na estreia do Pan

Brasil, México - Jogos Pan-Americanos 2023A seleção brasileira feminina de basquete estreou nesta quarta-feira (25) nos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, no Chile, e não teve dificuldades para bater o México por 72 a 54, contando com um domínio absoluto no garrafão e grande segundo tempo. As brasileiras são as atuais campeãs pan-americanas, depois de levarem o ouro no Pan de Lima, em 2019.

O Brasil enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira (26) e fecha sua participação no Grupo B da fase classificatória na sexta-feira (27), contra a Colômbia. Os dois primeiros colocados de cada um dos dois grupos avançam para as semifinais no sábado (28).

Pelo time do Brasil, que conta com somente jogadoras que atuam em solo brasileiro, os destaque ficaram por conta de Vanessa Sassá, ala-pivô do Santo André, que teve 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências, e Maria Albiero, armadora do Ituano, também com 12 pontos. Do banco, a veterana pivô Érika de Souza, do Sampaio Basquete, seis pontos e 13 rebotes.

Do lado mexicano, os destaques ficaram por conta da pivô Jacqueline Luna, que registrou nove pontos e oito rebotes, e da ala Gladys Avila, também com nove pontos.

O jogo

Com um time claramente mais físico, as brasileiras se aproveitaram do domínio nos rebotes (jogo acabou em 59 a 31 no quesito para o Brasil) para pontuar, ainda que no primeiro tempo, tenham convivido com um abuso de tentativas de bolas de três, muitas vezes sem um trabalho de bola ofensivo mais complexo.

No primeiro quarto, o Brasil fez 16 a 12, com 6/15 arremessos de quadra, mas 3/10 nas bolas de três, e no segundo quarto o time venceu por 19 a 16, porém, com um equilíbrio maior no ataque, pontuando dos três níveis da quadra e com mais assistências. No intervalo, o placar apontava 35 a 28 para o Brasil.

O terceiro período foi o melhor da equipe brasileira na partida, com vitória por 21 a 14 e direito a sete assistências e somente dois desperdícios na parcial. As bolas de três também caíram no terceiro quarto e a diferença foi a 14 pontos na entrada para os últimos dez minutos (56 a 42).

Com tranquilidade, a seleção brasileira abriu gradualmente a diferença até fechar a partida com 18 de vantagem.

(Foto: Reprodução Twitter / CBB)

instagram