NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
3 de setembro de 2023 - 09h09

Brasil perde para Letônia e dá adeus à Copa do Mundo de Basquete

Após um início de jogo equilibrado, Brasil não resiste ao terceiro período avassalador da Letônia e é eliminado do Mundial

O Brasil foi derrotado pela Letônia por 104 a 84 em jogo válido pela segunda fase da Copa do Mundo de Basquete neste domingo (3), em Jacarta, na Indonésia.

Com a derrota, a seleção brasileira está eliminada do Mundial. Contudo, com o desempenho no campeonato, a equipe ainda disputa uma vaga para as Olímpiadas de Paris 2024, podendo se classificar caso Canadá e República Dominicana percam para Espanha e Sérvia, respectivamente, ainda neste domingo (3).

A Letônia, por sua vez, se classificou para as quartas de final após a vitória. A equipe espera o resultado da partida entre Espanha e Canadá para conhecer sua colocação no grupo. Em caso de vitória canadense, a Letônia passará para a próxima fase em segundo lugar e enfrentará o primeiro colocado do grupo K, decidido no confronto entre Alemanha e Eslovênia.

Na partida, Bruno Caboclo (20 pontos, sete rebotes e 7-11 nos arremessos de quadra) e Yago Mateus (14 pontos e quatro assistências) foram os principais pontuadores da seleção brasileira. O ala-pivô Lucas Dias também entrou bem na partida e registrou 13 pontos, sete rebotes e 3-4 nos arremessos de três pontos.

Do lado letão, Andrejs Grazulis foi a principal estrela com 24 pontos, cinco assistências e impressionantes 73% de aproveitamento em 15 arremessos tentados. Arturs Zagars (17 pontos) e Davis Bertans (14 pontos) também contribuíram com bons números.

O JOGO

Com a defesa letã bem postada, o Brasil enfrentou dificuldades para pontuar durante os primeiros minutos da partida. Contudo, um tempo técnico do treinador Gustavo de Conti foi o suficiente para reajustar o ataque brasileiro, que se recuperou sob o comando de Marcelinho Huertas (quatro pontos e cinco assistências) e fechou o primeiro quarto com dois pontos de desvantagem (22 a 20 para a Letônia).

O segundo período não foi diferente. Os letões iniciaram o quarto com mais intensidade e aumentaram sua vantagem para dez pontos. Novamente, o Brasil conseguiu se ajustar e contou com a boa entrada de Lucas Dias e excelentes bolas de três para manter o jogo em aberto. A partida chegou ao intervalo com placar de 45 a 42 para a seleção letã.

No terceiro período, o equilíbrio acabou. Logo no início do quarto, Bruno Caboclo, que até então tinha 13 pontos, três rebotes e duas assistências, sofreu a quarta falta e ficou pendurado no jogo. Para piorar ainda mais a situação da equipe brasileira, as bolas de três da Letônia começaram a cair com maior frequência – foram cinco arremessos convertidos do perímetro no quarto.

Sem a presença constante de um dos seus principais jogadores e com dificuldades em responder o aproveitamento letão nas bolas de três, o Brasil perdeu o terceiro quarto por uma parcial de 36 a 21, deixando a Letônia com vantagem de 18 pontos (81 a 63).

A grande vantagem conquistada pela Letônia no terceiro período foi decisiva para o fechamento da partida. O jogo voltou ao equilíbrio no último período, mas já era tarde para os brasileiros. Com parcial de 23 a 21 para os letões, a partida acabou em 104 a 84 para a equipe europeia.

(Foto: Divulgação / Site FIBA)

instagram